Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36639
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFelix, Hérica Maler Garcia-
dc.date.accessioned2025-04-23T20:54:01Z-
dc.date.available2025-04-23T20:54:01Z-
dc.date.issued2025-02-14-
dc.identifier.citationFELIX, Hérica Maler Garcia. Potencialidades de uma sequência de ensino para se introduzir a temática quantidade de movimento nos anos finais do ensino fundamental. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36639-
dc.descriptionAcompanha: Proposta para o ensino de quantidade de movimento nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.description.abstractThis work is the result of a professional master's degree in Physics Teaching that aimed to develop, implement and evaluate a teaching sequence on quantity of movement for the final years of Elementary School, based on the Theory of Meaningful Learning. The teaching sequence sought to integrate practical activities, simulations and the use of conceptual maps to promote a deeper and contextualized understanding of the concepts of impulse and quantity of movement. The research was carried out with two eighth-grade classes at a public school in the centralwestern region of the state of Paraná, using qualitative methods to analyze the impact of pedagogical strategies using, for example, questionnaires, simulators, practices and a conceptual map, to verify student learning. The results of the questionnaires and conceptual map indicated that the proposed approach significantly increased student engagement and motivation, making classes more dynamic and interactive. The analysis of the questionnaires and concept maps revealed an evolution in the understanding of physical concepts, highlighting the effectiveness of the active methodologies (teamwork, simulators, practices and concept map) used. The results also indicate that students developed critical skills, such as the ability to formulate hypotheses and reflect on their practices, essential for the formation of critical and conscious individuals. Thus, we can say that the proposed teaching sequence not only achieved its educational objectives, but also contributed to comprehensive training (learning covers not only academic content, but also preparation for living in society), preparing them for future challenges.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titlePotencialidades de uma sequência de ensino para se introduzir a temática quantidade de movimento nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativePotentials of a teaching sequence to introduce the thematic quantity of movement in the final years of elementary educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é fruto de um de mestrado profissional em Ensino de Física que objetivou o desenvolvimento, a implementação e a avaliação de uma sequência de ensino sobre a Quantidade de Movimento para os anos finais do Ensino Fundamental, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa. A sequência de ensino buscou integrar atividades práticas, simulações e o uso de mapas conceituais para promover uma compreensão mais profunda e contextualizada dos conceitos de Impulso e Quantidade de Movimento. A pesquisa foi realizada com duas turmas do oitavo ano de uma escola pública da região centro-oeste do estado do Paraná, utilizando métodos qualitativos para analisar o impacto das estratégias pedagógicas utilizando por exemplo questionários, simulador, práticas e mapa conceitual, para verificar a aprendizagem dos alunos. Os resultados dos questionários e mapa conceitual indicaram que a abordagem proposta aumentou significativamente o engajamento e a motivação dos estudantes, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas. A análise dos questionários e mapas conceituais revelou uma evolução no entendimento dos conceitos físicos, evidenciando a eficácia das metodologias ativas (trabalhos em equipes, simuladores, práticas e mapa conceitual) empregadas. Os resultados indicam ainda que os estudantes desenvolveram habilidades críticas, como a capacidade de formular hipóteses e refletir sobre suas práticas, essenciais para a formação de indivíduos críticos e conscientes. Assim, podemos dizer que a sequência de ensino proposta não apenas atingiu seus objetivos educacionais, mas também contribuiu para a formação integral (o aprendizado abranja não somente os conteúdos acadêmicos, mas também a preparação para viver em sociedade), preparando-os para desafios futuros.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9750-6515pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1666706501144478pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Oscar Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0987-1465pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0085-5020pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948799905374439pt_BR
dc.contributor.referee1Sitko, Camila Maria-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4620-1388pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2331702615842280pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Milene Rodrigues-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2926-5531pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1724632791575520pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Oscar Rodrigues dos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0987-1465pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciaquantidademovimento.pdf2,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciaquantidademovimento_produto.pdf908,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons