Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35989
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReinisz, Ivana Kelly Cintra-
dc.date.accessioned2025-02-18T14:37:54Z-
dc.date.available2025-02-18T14:37:54Z-
dc.date.issued2024-09-19-
dc.identifier.citationREINISZ, Ivana Kelly Cintra. Estudo de uma proposta para o ensino do sistema solar nos anos finais do ensino fundamental a partir da teoria da aprendizagem significativa e da abordagem steam. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35989-
dc.descriptionAcompanha: O sistema solar nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate the pedagogical potential of a teaching proposal for the Solar System, based on the Theory of Meaningful Learning (TAS) and the STEAM approach (English, Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), in a 9th grade class of a private institution located in the CentralWest region of the state of Paraná. In order to achieve this purpose, the following set of specific objectives were outlined: to carry out a comprehensive analysis of the academic production concerning the Teaching of Astronomy and the Theory of Meaningful Learning, in order to theoretically support the teaching proposal; to develop a teaching proposal involving the theme <Solar System= that is potentially meaningful to students, exploring interdisciplinary approaches and innovative pedagogical practices; to identify students' prior knowledge about the Solar System, through the identification of subsumers, in order to adapt the teaching to the needs and levels of understanding of students; to analyze the mental maps produced by the students at the end of the implementation of the teaching proposal, in order to assess the assimilation of the contents. The work is based on the theoretical assumptions of descriptive qualitative research, and questionnaires, mental maps and the researcher's field diary were used to constitute the corpus. The results showed the students' interest in the subject worked on in the proposal, as well as an enthusiasm for carrying out the proposed activities. It was also found that at the end of the implementation of the teaching proposal, the students were able to establish important relationships about the Solar System involving the notion of gravitational force, showing signs of meaningful learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAstronomia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSistema solarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAstronomy - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSolar systempt_BR
dc.titleEstudo de uma proposta para o ensino do sistema solar nos anos finais do ensino fundamental a partir da teoria da aprendizagem significativa e da abordagem steampt_BR
dc.title.alternativeStudy of a proposal for teaching the solar system in the final years of elementary school based on the theory of meaningful learning and the steam approachpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo dedicou-se a avaliar o potencial pedagógico de uma proposta de ensino do Sistema Solar, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e na abordagem STEAM (do Inglês, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma instituição privada localizada na região Centro-Oeste do estado do Paraná. Com o intuito de alcançar tal propósito, delineou-se o seguinte conjunto de objetivos específicos: realizar uma análise abrangente da produção acadêmica concernente ao Ensino de Astronomia e à Teoria da Aprendizagem Significativa, a fim de fundamentar teoricamente a proposta de ensino; desenvolver uma proposta de ensino envolvendo o tema <Sistema Solar= que seja potencialmente significativa para os estudantes, explorando abordagens interdisciplinares e práticas pedagógicas inovadoras; identificar conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do Sistema Solar, por meio da identificação de subsunçores, com o intuito de adaptar o ensino às necessidades e níveis de compreensão dos estudantes; analisar os mapas mentais produzidos pelos estudantes ao término da implementação da proposta de ensino, a fim de avaliar a assimilação dos conteúdos. O trabalho está alicerçado nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa do tipo descritiva, e, para constituição do corpus, foram utilizados questionários, mapas mentais e o diário de campo da pesquisadora. Os resultados evidenciaram o interesse dos estudantes pelo assunto trabalhado na proposta, bem como um entusiasmo para realizar as atividades propostas. Verificou-se ainda que ao final da implementação da proposta de ensino os estudantes conseguiram estabelecer relações importantes acerca do Sistema Solar envolvendo a noção de força gravitacional, evidenciando indícios de uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0872-8640pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0797290744843103pt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gomes, Ederson Carlos-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3519-324Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2768392223239987pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Fernanda Peres-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4435-2513pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000605216639909pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Marcello-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4945-3169pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3108824986425884pt_BR
dc.contributor.referee3Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudopropostaensino_produto.pdf550,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
estudopropostaensino.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons