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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35944
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Daniel Florêncio de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T12:43:38Z | - |
dc.date.available | 2025-02-12T12:43:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Daniel Florêncio de. Design and development of an electric vertical take off and landing aircraft system control using sliding mode control system. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35944 | - |
dc.description.abstract | Advanced Air Mobility (AAM) is a revolutionary Air Urban Vehicle (AUV) transportation system emerging through the deployment of electric Vertical Takeoff and Landing (eVTOL). New propulsion systems, sensor technology, artificial intelligence and operational system autonomy are transforming the short to mid-range aviation industry. The principal challenge of the study presented here is to evaluate the control strategy of nonlinear dynamic systems in eVTOLs, with a particular focus on optimization within an operational domain. In order to optimize the technical capabilities of the aircraft, as well as air traffic management and safety systems for potential risks and threats during eVTOL operation, the control technique chosen for the research was the Sliding Mode Control (SMC). The control input is designed to utilize SMC principles to optimize the performance characteristics and the system's behavior for the eVTOL. The design of the control law is based on the performance of the control inputs in relation to the system's current state. Consequently, control strategies designed to attain optimal longitudinal and lateral stability to ensure the safety, stability and efficiency of flight for eVTOL, a nonlinear control system was designed which employs Sliding Mode Control (SMC). This approach is tolerant of disturbances and noise, which are typical of the eVTOL system in dynamic and uncertain urban environments during flight phases. This study presents a succinct comparative analysis of SMC and PIC control techniques, with stability as the criterion for evaluation. | pt_BR |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Aeronaves | pt_BR |
dc.subject | Aviões - Aterrisagem | pt_BR |
dc.subject | Transporte urbano | pt_BR |
dc.subject | Airships | pt_BR |
dc.subject | Airplanes - Landing | pt_BR |
dc.subject | Urban transportation | pt_BR |
dc.title | Design and development of an electric vertical take off and landing aircraft system control using sliding mode control system | pt_BR |
dc.title.alternative | Projeto e desenvolvimento de um sistema de controle de uma aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical usando um sistema de controle de modo deslizante | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A mobilidade aérea avançada é um sistema revolucionário de transporte de veículos aéreos urbanos que surge através da utilização de Aeronave de Decolagem e Aterrissagem Vertical elétrica (eVTOL). Novos sistemas de propulsão, tecnologia de sensores, inteligência artificial e autonomia dos sistemas operacionais estão transformando a indústria da aviação de curto e médio alcance. O principal desafio do estudo aqui apresentado é avaliar a estratégia de controle de sistemas dinâmicos não lineares em eVTOL, com foco particular na otimização dentro de um domínio operacional. Com o objetivo de otimizar as capacidades técnicas da aeronave, bem como os sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo e de segurança para potenciais riscos e ameaças durante a operação do eVTOL, a técnica de controle escolhida para a pesquisa foi o controle de modo deslizante (SMC). A entrada do controle foi projetada para utilizar princípios controle de modo deslizante para otimizar as características de desempenho e o comportamento do sistema para o eVTOL. Consequentemente, estratégias de controle foram projetadas para atingir estabilidade longitudinal e lateral ideal, a fim de garantir a segurança, estabilidade e eficiência de vôo para eVTOL, um sistema de controle não linear foi projetado que emprega controle de modo deslizante. Esta abordagem é tolerante a perturbações e ruídos, típicos do sistema eVTOL em ambientes urbanos dinâmicos e incertos durante as fases de vôo. Este estudo apresenta uma análise comparativa sucinta das técnicas de controle SMC e PIC, tendo a estabilidade como critério de avaliação. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0009-0005-7289-9179 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5935009892109763 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Max Mauro Dias | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-7877-3554 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6212006974231025 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Corrêa, Fernanda Cristina | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-4907-0395 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1495216809511536 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Balthazar, José Manoel | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-9796-3609 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9728054402919622 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pacheco, Mauricio Zadra | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-7188-4400 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6951148118690656 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia/Tecnologia/Gestão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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