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dc.creatorSouza, Daniel Florêncio de-
dc.date.accessioned2025-02-12T12:43:38Z-
dc.date.available2025-02-12T12:43:38Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationSOUZA, Daniel Florêncio de. Design and development of an electric vertical take off and landing aircraft system control using sliding mode control system. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35944-
dc.description.abstractAdvanced Air Mobility (AAM) is a revolutionary Air Urban Vehicle (AUV) transportation system emerging through the deployment of electric Vertical Takeoff and Landing (eVTOL). New propulsion systems, sensor technology, artificial intelligence and operational system autonomy are transforming the short to mid-range aviation industry. The principal challenge of the study presented here is to evaluate the control strategy of nonlinear dynamic systems in eVTOLs, with a particular focus on optimization within an operational domain. In order to optimize the technical capabilities of the aircraft, as well as air traffic management and safety systems for potential risks and threats during eVTOL operation, the control technique chosen for the research was the Sliding Mode Control (SMC). The control input is designed to utilize SMC principles to optimize the performance characteristics and the system's behavior for the eVTOL. The design of the control law is based on the performance of the control inputs in relation to the system's current state. Consequently, control strategies designed to attain optimal longitudinal and lateral stability to ensure the safety, stability and efficiency of flight for eVTOL, a nonlinear control system was designed which employs Sliding Mode Control (SMC). This approach is tolerant of disturbances and noise, which are typical of the eVTOL system in dynamic and uncertain urban environments during flight phases. This study presents a succinct comparative analysis of SMC and PIC control techniques, with stability as the criterion for evaluation.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAeronavespt_BR
dc.subjectAviões - Aterrisagempt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectAirshipspt_BR
dc.subjectAirplanes - Landingpt_BR
dc.subjectUrban transportationpt_BR
dc.titleDesign and development of an electric vertical take off and landing aircraft system control using sliding mode control systempt_BR
dc.title.alternativeProjeto e desenvolvimento de um sistema de controle de uma aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical usando um sistema de controle de modo deslizantept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA mobilidade aérea avançada é um sistema revolucionário de transporte de veículos aéreos urbanos que surge através da utilização de Aeronave de Decolagem e Aterrissagem Vertical elétrica (eVTOL). Novos sistemas de propulsão, tecnologia de sensores, inteligência artificial e autonomia dos sistemas operacionais estão transformando a indústria da aviação de curto e médio alcance. O principal desafio do estudo aqui apresentado é avaliar a estratégia de controle de sistemas dinâmicos não lineares em eVTOL, com foco particular na otimização dentro de um domínio operacional. Com o objetivo de otimizar as capacidades técnicas da aeronave, bem como os sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo e de segurança para potenciais riscos e ameaças durante a operação do eVTOL, a técnica de controle escolhida para a pesquisa foi o controle de modo deslizante (SMC). A entrada do controle foi projetada para utilizar princípios controle de modo deslizante para otimizar as características de desempenho e o comportamento do sistema para o eVTOL. Consequentemente, estratégias de controle foram projetadas para atingir estabilidade longitudinal e lateral ideal, a fim de garantir a segurança, estabilidade e eficiência de vôo para eVTOL, um sistema de controle não linear foi projetado que emprega controle de modo deslizante. Esta abordagem é tolerante a perturbações e ruídos, típicos do sistema eVTOL em ambientes urbanos dinâmicos e incertos durante as fases de vôo. Este estudo apresenta uma análise comparativa sucinta das técnicas de controle SMC e PIC, tendo a estabilidade como critério de avaliação.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0005-7289-9179pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5935009892109763pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Max Mauro Dias-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7877-3554pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6212006974231025pt_BR
dc.contributor.referee1Corrêa, Fernanda Cristina-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4907-0395pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1495216809511536pt_BR
dc.contributor.referee2Balthazar, José Manoel-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9796-3609pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9728054402919622pt_BR
dc.contributor.referee3Pacheco, Mauricio Zadra-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7188-4400pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6951148118690656pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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