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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamilo, Suseli Cristiane Alves-
dc.date.accessioned2018-11-09T15:34:33Z-
dc.date.available2018-11-09T15:34:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCAMILO, Suseli Cristiane Alves. A reforma nas universidades federais brasileiras: uma análise do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) - 2008-2012. In: SEMANA DA HISTÓRIA: palavra e destino comum, XXXI. 2014, Assis. Anais... Assis: Universidade Estadual Paulista, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3558-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofSemana de História: palavra e destino comumpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectReforma universitáriapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEnsino superior e estadopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectHigher education and Statept_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.titleA reforma nas universidades federais brasileiras: uma análise do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) - 2008-2012pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.resumoA presente comunicação de pesquisa tem com objetivo uma análise inicial do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Este programa será estudado com uma etapa no contexto de reforma nas universidade federais brasileiras, pensada desde meados dos ano 1980 e implementada, sobretudo, ao longo dos governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010). Na proposta do REUNI, a indução da inovação curricular nos cursos de graduação era o elemento invariante de maior relevância. Embora seja importante a reflexão sobre a inovação curricular para a universidade pública, nossa intenção será aqui compreender como, na prática, esse processo tem apresentado diversos graus de dificuldades para que a universidade pública federal se mantenha autônoma. Setores externos à instituição, principalmente os governos e o mercado econômico, em níveis local e global, têm cada vez mais poder na definição dos rumos da universidade. Os resultados pretendem uma compreensão do REUNI como uma política pública implementada no campos das universidades federais, entendido como um espaço de articulação entre relações sociais e suas representações numa dada historicidade, de maneira a captar a complexidade do objeto de pesquisa e contribuir com as reflexões sobre a universidade pública brasileira.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.citation.issueXXXIpt_BR
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