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dc.creatorMorgem, Charles-
dc.creatorSilva, Miguel Ferracioli-
dc.date.accessioned2024-10-24T19:33:43Z-
dc.date.available2024-10-24T19:33:43Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.citationMORGEM, Charles; SILVA, Miguel Ferracioli. Dimensionamento de freio com válvula proporcionalizadora de pressão de um protótipo baja SAE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35235-
dc.description.abstractThe purpose of this work focuses on an analysis of the braking behavior of an SAE Baja prototype when a proportioning valve is implemented in its system. In its development, experimental calculations and validations will be used, it also shown the options available to build a brake system, as well as the function of each component. In spite of obtaining more accurate results, tests were programmed on the vehicle and benches. The necessary equations for sizing a brake and discovering an ideal proportioning valve configuration are written throughout this work. After all the calculus and tests, a comparison will be made between the systems with and without a proportioning valve to see its advantages and disadvantages.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectFreiospt_BR
dc.subjectVálvulaspt_BR
dc.subjectAutomóveis - Projetos e construçãopt_BR
dc.subjectAtritopt_BR
dc.subjectBrakespt_BR
dc.subjectValvespt_BR
dc.subjectAutomobiles - Design and constructionpt_BR
dc.subjectFrictionpt_BR
dc.titleDimensionamento de freio com válvula proporcionalizadora de pressão de um protótipo Baja SAEpt_BR
dc.title.alternativeBrake sizing with proportioning pressure valve of a Baja SAE prototypept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA proposta desse trabalho tem como foco a análise do comportamento da frenagem de um protótipo do tipo baja SAE ao ser implementada uma válvula proporcionalizadora no seu sistema. Em seu desenvolvimento foram utilizados cálculos e validações experimentais, também foram descritas as opções disponíveis para construir um sistema de freio, bem como o funcionamento de cada componente. Com o intuito de obter resultados mais precisos, foram programados testes no veículo e em bancadas. São apresentadas as equações necessárias para dimensionar um freio e descobrir uma configuração ideal da válvula proporcionalizadora ao longo desse trabalho. Após todos os cálculos e testes, foi feita uma comparação entre os sistemas com e sem a válvula proporcionalizadora para ver suas vantagens e desvantagens.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Nakayama, Ruy Somei-
dc.contributor.referee1Nakayama, Ruy Somei-
dc.contributor.referee2Guérios, Maro Roger-
dc.contributor.referee3Salamon, Celso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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