Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35235
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Morgem, Charles | - |
dc.creator | Silva, Miguel Ferracioli | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-24T19:33:43Z | - |
dc.date.available | 2024-10-24T19:33:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
dc.identifier.citation | MORGEM, Charles; SILVA, Miguel Ferracioli. Dimensionamento de freio com válvula proporcionalizadora de pressão de um protótipo baja SAE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35235 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this work focuses on an analysis of the braking behavior of an SAE Baja prototype when a proportioning valve is implemented in its system. In its development, experimental calculations and validations will be used, it also shown the options available to build a brake system, as well as the function of each component. In spite of obtaining more accurate results, tests were programmed on the vehicle and benches. The necessary equations for sizing a brake and discovering an ideal proportioning valve configuration are written throughout this work. After all the calculus and tests, a comparison will be made between the systems with and without a proportioning valve to see its advantages and disadvantages. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Freios | pt_BR |
dc.subject | Válvulas | pt_BR |
dc.subject | Automóveis - Projetos e construção | pt_BR |
dc.subject | Atrito | pt_BR |
dc.subject | Brakes | pt_BR |
dc.subject | Valves | pt_BR |
dc.subject | Automobiles - Design and construction | pt_BR |
dc.subject | Friction | pt_BR |
dc.title | Dimensionamento de freio com válvula proporcionalizadora de pressão de um protótipo Baja SAE | pt_BR |
dc.title.alternative | Brake sizing with proportioning pressure valve of a Baja SAE prototype | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta desse trabalho tem como foco a análise do comportamento da frenagem de um protótipo do tipo baja SAE ao ser implementada uma válvula proporcionalizadora no seu sistema. Em seu desenvolvimento foram utilizados cálculos e validações experimentais, também foram descritas as opções disponíveis para construir um sistema de freio, bem como o funcionamento de cada componente. Com o intuito de obter resultados mais precisos, foram programados testes no veículo e em bancadas. São apresentadas as equações necessárias para dimensionar um freio e descobrir uma configuração ideal da válvula proporcionalizadora ao longo desse trabalho. Após todos os cálculos e testes, foi feita uma comparação entre os sistemas com e sem a válvula proporcionalizadora para ver suas vantagens e desvantagens. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nakayama, Ruy Somei | - |
dc.contributor.referee1 | Nakayama, Ruy Somei | - |
dc.contributor.referee2 | Guérios, Maro Roger | - |
dc.contributor.referee3 | Salamon, Celso | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dimensionamentofreiobajasae.pdf | 2,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons