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dc.creatorPeres, Ana Carolina Monteiro-
dc.date.accessioned2024-10-22T17:12:53Z-
dc.date.available2024-10-22T17:12:53Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.identifier.citationPERES, Ana Carolina Monteiro. Análise de adesão de graxas em roda e trilho. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35205-
dc.description.abstractIn the wheel-rail contact, friction, wear and noise are generated, being the most severe situations in tight curves, where there is a greater demand for lateral effort. In order to reduce the lateral wear of the rail, fixed lubricators are used, which store and pump the lubricating grease to the side of the rail, doing the lubrication work when contact with the wheel flange occurs. Lubricant retentivity can be determined by analyzing parameters such as tackiness and critical speed at which grease is ejected from the wheel flange. This analysis contributes to the reduction of wear and can assist in the selection of greases with adequate performance under specific operating conditions. In order to study these parameters, the present work aims to define a methodology for analyzing tackiness and critical speed of lubricating greases, and also to analyze the influence of different thickeners and viscosity on their performance. Based on the tests, the results showed that lithium greases performed better in both tests. It was also observed that at low viscosities, the thickener did not influence the performance of the greases. And, for retentivity, the determining parameter is the thickness in which the grease is deposited, regardless of the thickener or viscosity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRodaspt_BR
dc.subjectFerrovias - Trilhospt_BR
dc.subjectLubrificação e lubrificantespt_BR
dc.subjectDesgaste mecânicopt_BR
dc.subjectAderênciaspt_BR
dc.subjectWheelspt_BR
dc.subjectRailroads - Railspt_BR
dc.subjectLubrication and lubricantspt_BR
dc.subjectMechanical wearpt_BR
dc.subjectAdhesionspt_BR
dc.titleAnálise de adesão de graxas em roda e trilhopt_BR
dc.title.alternativeWheel and rail grease adhesion analysispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNo contato roda-trilho gera-se atrito, desgaste e ruído. As situações mais severas ocorrem em curvas fechadas, onde há maior solicitação de esforço lateral, visando a diminuição do desgaste lateral do trilho, utilizam-se, lubrificadores fixos que armazenam e bombeiam a graxa lubrificante até a lateral do trilho, fazendo o trabalho de lubrificação quando o contato com a flange da roda ocorre. A retentividade do lubrificante pode ser determinada através da análise de parâmetros, como, tackiness e velocidade crítica, na qual a graxa é ejetada do flange da roda. Está análise contribui na diminuição do desgaste e pode auxiliar na seleção de graxas com desempenho adequado nas condições de operação específicas. Com o intuito de estudar esses parâmetros, o presente trabalho tem o objetivo de definir uma metodologia para análise de tackiness e velocidade crítica de graxas lubrificantes, e também analisar a influência de diferentes espessante e viscosidade no desempenho das mesmas. Com base nos ensaios, os resultados mostraram que as graxas de lítio apresentaram melhor desempenho em ambos os testes. Foi observado também que a baixas viscosidades o espessante não influenciou no desempenho das graxas. E, para a retentividade o parâmetro determinante é a espessura na qual a graxa é depositada, independente do espessante ou viscosidade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cousseau, Tiago-
dc.contributor.advisor-co1Ferrer, Bruno Pereira-
dc.contributor.referee1Cousseau, Tiago-
dc.contributor.referee2Oliveira, Paulo Roberto de-
dc.contributor.referee3Augusto, Liliana de Luca Xavier-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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