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dc.creatorKretzschmar, Leonardo Adolfo Sandim-
dc.date.accessioned2024-08-21T18:54:59Z-
dc.date.available2024-08-21T18:54:59Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.citationKRETZSCHMAR, Leonardo Adolfo Sandim. Uma leitura crítica de Huizinga: jogos como sistemas de ressignificação em uma sociedade lúdica. 2024. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34538-
dc.description.abstractThis thesis proposes to define a play concept that makes it possible to understand the ludic attitude as more than an adornment of everyday life and, is this way, help in the analysis of human relations in different areas of contemporary society, whether social, cultural, political and economic, among others. For this, a bibliographical review is carried out, establishing an antithesis to the play concept of the historian Johan Huizinga to, finally, synthesize another concept. Here, the word play is defined as referring to any ludic activity, such as playing, gaming, dancing, reciting, acting and others. Initially, Huizinga’s research is approached, taking into account its potentialities and the criticisms made to them by its readers. Huizinga was chosen due to his relevance to the study of games and for being one of the main representatives of the European tradition of ludic studies. However, his work reflects the time and context in which the author lived. Huizinga’s game concept presented in his main work, Homo Ludens, is subjected to criticism by several authors of his time. Vilém Flusser’s conception of the production process through apparatuses will be used to connect Huizinga’s work to contemporary authors, in order to analyze the unfolding of his concepts today and the attempts to overcome his limits. This discussion is centered in the chapter Homo ludens 2.0: Play, media, and identity of Playful Identities, where Frissen et al. present the ambiguities of Huizinga’s thesis and seek to update his concept. Finally, Salen and Zimmerman’s work is used to understand game structure components from a game designer’s perspective. With this, Huizinga’s thesis and the antitheses of other authors and critics are synthesized in a concept that understands play as a re-signification system of concepts and materials, such as time and space; through institutionalized rules that are imposed or embraced; generating tension and fulfillment; and that can be replayed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectHuizinga, Johan, 1872-1945 - Crítica, interpretação, etc.pt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectHuizinga, Johan, 1872-1945 - Criticism, interpretation, etcpt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectInterpersonal relationspt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.titleUma leitura crítica de Huizinga: jogos como sistemas de ressignificação em uma sociedade lúdicapt_BR
dc.title.alternativeA critical reading of Huizinga: games as re-signification systems in a ludic societypt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEsta tese propõe definir um conceito de jogo que possibilite compreender a atitude lúdica para além de um adorno da vida cotidiana e, dessa forma, auxiliar na análise das relações humanas em diferentes âmbitos da sociedade contemporânea, sejam eles sociais, culturais, políticos e econômicos, dentre outros. Para isso, é realizada uma revisão bibliográfica que estabelece uma antítese ao conceito de jogo do historiador Johan Huizinga para, ao fim, sintetizar um outro conceito. Aqui, a palavra jogo é definida como referente a qualquer atividade lúdica, como brincar, jogar, dançar, recitar, atuar e outras. Inicialmente, são abordadas as pesquisas de Huizinga, levando em conta suas potencialidades e as críticas feitas a elas por seus leitores. Huizinga foi escolhido devido à sua relevância para o estudo de jogos e por ser um dos principais representantes da tradição europeia dos estudos lúdicos. Entretanto, seu trabalho reflete o tempo e o contexto em que o autor viveu. O conceito de jogo de Huizinga apresentado em sua principal obra, Homo Ludens, é submetido às críticas de diversos autores de sua época. Neste trabalho, será utilizada a concepção do processo de produção por meio de aparelhos de Vilém Flusser para conectar a obra de Huizinga a autores contemporâneos, a fim de analisar os desdobramentos dos conceitos do autor na atualidade e as tentativas de superar os seus limites. Essa discussão é centralizada no capítulo Homo ludens 2.0: Play, media, and identity de Playful Identities, onde Frissen et al. apresentam as ambiguidades da tese de Huizinga e buscam atualizar seu conceito. Por fim, o trabalho de Salen e Zimmerman é utilizado para compreender os componentes da estrutura de jogo por meio de uma perspectiva de designers de jogos. Com isso, a tese de Huizinga e as antíteses de outros autores e críticos é sintetizada em um conceito que compreende jogos como um sistema de ressignificação conceitual e material, como do tempo e do espaço; por meio de regras institucionalizadas que são impostas ou abraçadas; gerando tensão e completude; e que pode ser rejogado.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9062-9088pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9347670141422255pt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Luciana Martha-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0990-0892pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969574876271040pt_BR
dc.contributor.referee1Munhoz, Daniella Rosito Michelena-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5144-6174pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3545346396599339pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0222-9138pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4597216569899545pt_BR
dc.contributor.referee3Silveira, Luciana Martha-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0990-0892pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969574876271040pt_BR
dc.contributor.referee4Melo, Venise Paschoal de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-5223-4445pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8298296522722370pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
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