Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Tiago Detrudes da-
dc.date.accessioned2024-08-19T17:36:28Z-
dc.date.available2025-01-10-
dc.date.available2024-08-19T17:36:28Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.citationCOSTA, Tiago Detrudes da. Desenvolvimento de um dispositivo mecânico com sistema de trava de segurança com diversas combinações para estepe de caminhão. 2023. Dissertação (Mestrado em Inovações Tecnológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34515-
dc.description.abstractThe Brazilian Road modal is one of the main means of cargo transportation in the country and has a significant importance in several business areas in Brazil, making it a strategic activity for companies. One of the main challenges faced by road transport in Brazil is theft, which has significant social and economic impacts. This type of crime affects the entire supply chain, raising price inflation for the final consumer. To address the challenges of road transport and reduce theft, it is crucial to adopt risk management measures, with the use of technologies, safety devices and strategic approaches. The truck steppe theft problem is a criminal practice in which the spare tire is stolen from parked cargo vehicles or during stops along transportation routes. This problem causes significant losses for carriers and drivers, as the lack of the steppe can compromise the continuity of the trip, causing delays in deliveries and damaging the reputation of companies. The adoption of efficient and innovative strategies is essential to boost the road transport sector and can bring significant benefits, helping to meet the challenges of today's market more competitively and efficiently. Innovation is essential for the economic and social development of Brazil, and the search for creative and technological solutions is fundamental to stand out in a competitive market. As a methodological procedure this dissertation adopted a quantitative research approach to investigate the problem of truck steppe thefts in a specific carrier. The study was carried out in the transport company Truckdoor of Campo Mourão - PR, which faced the problem of steppe thefts in its trucks. During the research, interviews were conducted with maintenance managers, fleet distribution and drivers affected by thefts. To develop a technological solution to the problem, the TRIZ (Theory of Inventive Problem Solving) tool was adopted. The development of the product followed the steps of the Synectics process, seeking to solve the problem of theft of steppes from trucks. Selecting the right engineering parameters helped identify the key elements for innovation in the project. As a result, a specific safety locking device has been developed for the spare tire of trucks. The technological innovation of the locking device with secrecy shows its potential for positive impact on the sector, providing greater safety for drivers and companies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectTransporte rodoviário de cargapt_BR
dc.subjectEstepespt_BR
dc.subjectTransportationpt_BR
dc.subjectTruckingpt_BR
dc.subjectSteppespt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um dispositivo mecânico com sistema de trava de segurança com diversas combinações para estepe de caminhãopt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a mechanical device with safety lock system with several combinations for truck spare peeppt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO modal rodoviário brasileiro é um dos principais meios de transporte de cargas no país e possui uma importância significativa em várias áreas de negócio no Brasil, tornandose uma atividade estratégica para as empresas. Um dos principais desafios enfrentados pelo transporte rodoviário no Brasil são os furtos, que têm impactos sociais e econômicos significativos. Esse tipo de crime afeta toda a cadeia de abastecimento, elevando a inflação de preços para o consumidor final. Para enfrentar os desafios do transporte rodoviário e reduzir os furtos, é crucial adotar medidas de gerenciamento de riscos, com o uso de tecnologias, dispositivos de segurança e abordagens estratégicas. O problema de furto de estepe de caminhão é uma prática criminosa na qual o pneu sobressalente é roubado de veículos de carga estacionados ou durante paradas ao longo das rotas de transporte. Esse problema causa prejuízos significativos para as transportadoras e motoristas, pois a falta do estepe pode comprometer a continuidade da viagem, causando atrasos nas entregas e prejudicando a reputação das empresas. A adoção de estratégias eficientes e inovadoras é essencial para impulsionar o setor de transporte rodoviário e pode trazer benefícios significativos, ajudando a enfrentar os desafios do mercado atual de forma mais competitiva e eficiente. A inovação é essencial para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, e a busca por soluções criativas e tecnológicas é fundamental para se destacar em um mercado competitivo. Como procedimento metodológico esta dissertação adotou uma abordagem de pesquisa quantitativa para investigar o problema dos furtos de estepes de caminhões em uma transportadora específica. O estudo foi realizado na empresa de transportes Truckdoor de Campo Mourão - PR, que enfrentava o problema dos furtos de estepes em seus caminhões. Durante a pesquisa, foram realizadas entrevistas com gestores de manutenção, distribuição da frota e motoristas afetados pelos furtos. Para desenvolver uma solução tecnológica para o problema, foi adotada a ferramenta TRIZ (Teoria da Solução Inventiva de Problemas). O desenvolvimento do produto seguiu as etapas do processo Synectics, buscando resolver o problema dos furtos de estepes de caminhões. A seleção dos parâmetros de engenharia adequados ajudou a identificar os elementos-chave para inovação no projeto. Como resultado, foi desenvolvido um dispositivo de trava de segurança específico para o pneu sobressalente de caminhões. A inovação tecnológica do dispositivo de trava com segredo mostra seu potencial de impacto positivo no setor, proporcionando maior segurança para motoristas e empresas.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4359-549Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1651181996491081pt_BR
dc.contributor.advisor1Lobeiro, Adilandri Mercio-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/7445271380558070pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7445271380558070pt_BR
dc.contributor.referee1Lobeiro, Adilandri Mercio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5925-5548pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7445271380558070pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Claudilaine Caldas de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1416-0905pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7620264911600552pt_BR
dc.contributor.referee3Lermen, Fernando Henrique-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4790-7676pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7241022637226138pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Inovações Tecnológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Inovações Tecnológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desenvolvimentodispositivosistematrava.pdf
  Disponível a partir de 2025-01-11
1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons