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Título: As relações socioeconômicas na feira do produtor de Francisco Beltrão - PR
Título(s) alternativo(s): The socioeconomic relations in the fair of the producer of Francisco Beltrão - PR
Autor(es): Duarte, André
Orientador(es): Perondi, Miguel Angelo
Palavras-chave: Agricultura familiar
Feiras
Trabalhadores rurais
Papel social
Family farms
Fairs
Agricultural laborers
Social role
Data do documento: 6-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: DUARTE, André. As relações socioeconômicas na feira do produtor de Francisco Beltrão - PR. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O acesso aos mercados tem sido determinante para a garantia das condições de vida e reprodução da agricultura familiar, não podendo ser vistos somente como riscos a estes atores. Desta forma, o debate em torno dos mercados como construções sociais, tomando os atores como protagonistas tem ganhado espaço nos estudos rurais. Portanto, essa dissertação esta inserida na discussão dos mercados da agricultura familiar, tomando como objetivo de análise a trajetória da Feira do Produtor, localizada na praça central do município de Francisco Beltrão – PR. Considerando esta experiência como um mercado socialmente construído pelos atores locais, busca-se caracterizar o contexto de origem desta feira, seus aspectos históricos e organizativos, bem como quem são os atores protagonistas desta experiência e que ralações foram estabelecidas ao longo do tempo e do espaço. Trata-se de um estudo de caso descritivo com metodologia mista, de forma que mesmo havendo ênfase na análise qualitativa, foram usados dados quantitativos e qualitativos, levantados principalmente através de entrevista semiestruturada direcionada aos atores considerados protagonistas na origem da Feira do Produtor. Os resultados dão conta de que a Feira do Produtor tem sua origem em meio ao processo de modernização do espaço agrário da região, aonde os agricultores se viram na necessidade de criar alternativas para sua reprodução social. Assim tiveram sua capacidade de agência ativada diante de um campo em transformação, montando uma arena que possibilitou a aproximação com outros atores e a construção de uma alternativa de comercialização. Portanto, trata-se de uma experiência de mercado socialmente construído, que depende de relações baseadas em princípios de reciprocidade, solidariedade, confiança e domesticidade como forma de garantir a existência dos atores, o que não quer dizer que esta experiência esteja isenta de relações também de interesses individuais.
Abstract: Market access has been decisive in guaranteeing the living conditions and reproduction of family farmers, and can not be seen only as risks to these actors. In this way, the debate around the markets as social constructions, taking the actors as protagonists has gained space in the rural studies. Therefore, this dissertation is inserted in the discussion of the markets of the familiar farmers, taking as objective of analysis the trajectory of the Fair of the Producer, located in the central square of the municipality of Francisco Beltrão – PR.Considering this experience as a market socially constructed by the local actors, it is sought to characterize the context of origin of this fair, its historical and organizational aspects, as well as who are the actors protagonists of this experience and that relations were established over time and space . It is a descriptive case study with mixed methodology, so that even with an emphasis on qualitative analysis, quantitative and qualitative data were used, mainly raised through a semi-structured interview directed to the actors considered protagonists in the origin of the Producer's Fair.The results show that the Producer's Fair originated in the midst of the process of modernization of the agricultural area of the region, where farmers will need to create alternatives for their social reproduction. Thus they had their capacity of agency activated before a field in transformation, setting up an arena that made possible the approach with other actors and the construction of an alternative of commercialization. Therefore, it is a socially constructed market experience, which depends on relationships based on principles of reciprocity, solidarity, trust and domesticity as a way of guaranteeing the existence of the actors, which does not mean that this experience is free of relationships too interests.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3446
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