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dc.creatorMolinete, Heloisa Balbinotti-
dc.date.accessioned2024-08-08T11:13:41Z-
dc.date.available2024-08-08T11:13:41Z-
dc.date.issued2024-07-08-
dc.identifier.citationMOLINETE, Heloisa Balbinotti. Avaliação da mobilidade urbana da zona central do município de Pato Branco (PR) no acesso de serviços essenciais sob a ótica do conceito cidade de 15 minutos. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34351-
dc.description.abstractThere is a need to look for urban planning models that focus on the population, which improve the community's quality of life through the proximity and accessibility of essential basic services in a short space of time, preferably using active transportation. The aim of this study was to evaluate urban mobility in the central area of the municipality of Pato Branco (PR) in terms of access to essential services from the perspective of the “15-minute city” concept. The working method consisted of a field survey of the conditions of the structure and conservation of sidewalks in the central area of the municipality. This was followed by mapping the essential services covered by the city's urban perimeter. Finally, using 15-minute isochrones generated in QGIS software, accessibility was assessed, identifying areas with poor access and distribution of public facilities and services. The conclusion is that the method used was adequate, as it allowed for good analysis by category and/or service. When considering only the accessibility of services within a 15-minute walk, the results show that the Jardim das Américas, Brasília, Amadori, Baixada, Centro, Trevo da Guarani, Sambugaro and São Vicente neighborhoods stood out. Furthermore, when evaluating only infrastructure conditions, the best-rated neighborhoods were Jardim das Américas, Baixada and Centro, Parzianello, Amadori and Santa Terezinha. Therefore, the neighborhoods of Centro, Baixada and Jardim das Américas stood out positively both in the analysis of infrastructure and accessibility within 15 minutes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMobilidade residencialpt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectLevantamentos topográficospt_BR
dc.subjectSistemas de informação geográficapt_BR
dc.subjectTrânsito urbanopt_BR
dc.subjectAcessibilidade ao transporte localpt_BR
dc.subjectResidential mobilitypt_BR
dc.subjectUrban transportationpt_BR
dc.subjectCity planningpt_BR
dc.subjectTopographical surveyingpt_BR
dc.subjectGeographic information systemspt_BR
dc.subjectLocal transitpt_BR
dc.subjectLocal transit accessibilitypt_BR
dc.titleAvaliação da mobilidade urbana da zona central do município de Pato Branco (PR) no acesso de serviços essenciais sob a ótica do conceito cidade de 15 minutospt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of urban mobility in the central zone of Pato Branco (PR) concerning access to essential services from the perspective of the 15- minute city conceptpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoHá necessidade de buscar modelos de planejamento urbano que tenham enfoque na população, os quais apontem melhorias na qualidade de vida da comunidade, por meio da proximidade e acessibilidade de serviços básicos essenciais em curto espaço de tempo, e preferencialmente, utilizando um transporte ativo. O presente estudo teve como objetivo realizar uma avaliação da mobilidade urbana da zona central do município de Pato Branco (PR) no acesso de serviços essenciais sob a ótica do conceito “cidade de 15 minutos”. O método de trabalho consistiu no levantamento em campo das condições da estrutura e conservação das calçadas na área central do município. Em seguida, realizou-se o mapeamento dos serviços essenciais abrangidos no perímetro urbano da cidade. E por fim, por meio de isócronas de 15 minutos geradas no software QGIS, avaliou-se a acessibilidade, identificando áreas com deficiência no acesso e na distribuição dos equipamentos públicos e serviços. Conclui-se que, o método utilizado foi adequado, pois permitiu boas análises por categoria e/ou serviço. Quando considerada apenas a acessibilidade dos serviços em 15 minutos de caminhada, os resultados mostram que foram destaque os bairros Jardim das Américas, Brasília, Amadori, Baixada, Centro, Trevo da Guarani, Sambugaro e São Vicente. Ainda, ao avaliar apenas as condições da infraestrutura os bairros melhor avaliados foram Jardim das Américas, Baixada e Centro, Parzianello, Amadori e Santa Terezinha. Portanto, os bairros Centro, Baixada e Jardim das Américas se destacaram positivamente tanto na análise da infraestrutura quanto na acessibilidade em 15 minutos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2379-1530pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6614989622941375pt_BR
dc.contributor.advisor1Tabalipa, Ney Lyzandro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2006-9166pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4223668089074618pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, António Luís Pimentel-
dc.contributor.referee1Latteshttps://orcid.org/0000-0002-9209-5750pt_BR
dc.contributor.referee2Bisconsini, Danilo Rinaldi-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9780-6016pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1128368580695880pt_BR
dc.contributor.referee3Tabalipa, Ney Lyzandro-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2006-9166pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4223668089074618pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

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