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Título: Games digitais e hipertexto: a produção de sentido no MMORPG World of Warcraft
Título(s) alternativo(s): Digital games and hypertext: the production of meaning in the MMORPG World of Warcraft
Autor(es): Santos, Douglas Garcia dos
Orientador(es): Lima, Marcelo Fernando de
Palavras-chave: Jogos para computador
Jogos de fantasia
Leitura
Sistemas hipertexto
World of Warcraft (Jogo)
Tecnologia
Computer games
Fantasy games
Reading
Hypertext systems
World of Warcraft (Game)
Technology
Data do documento: 29-Fev-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Douglas Garcia dos. Games digitais e hipertexto: a produção de sentido no MMORPG World of Warcraft. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Este trabalho parte do pressuposto de que o jogador do game World of Warcraft realiza leituras em múltiplas semioses enquanto joga e utiliza-se de um suporte não linear para dar sentido à narrativa, o que aproxima o jogo de uma leitura em hipertexto. Assim, esta pesquisa intenta explorar a dinâmica hipertextual presente no jogo World of Warcraft e analisar como essa dinâmica influencia na produção de sentido e na experiência do jogador sob a luz da teoria dos hipertextos. Metodologicamente, tratase de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e base etnográfica. O aporte teórico para situar os games e as tecnologias no contexto atual busca respaldo em trabalhos de Cupani (2017); Rüdiger (2016); Mattar (2010), Santos; Alves (2006, 2013); McGonigal (2012, 2017); Leffa e Pinto (2014); Natale (2013) e para compreender as mudanças de leitura no decorrer do tempo apoia-se em Fischer (2006); Baitello (2014); Flusser (2013) e Chartier (2002; 1999); Santaella (2021). A análise do objeto da pesquisa será ancorada nas obras de Xavier (2013), Gomes (2011); Xavier, Marcuschi (2004); Landow (2009); Lévy (1993; 2003); Santaella e Nöth (2015); Santaella (2004; 2021). Para percorrer o labirinto hipertextual que é o WoW, é necessário navegar em uma rede complexa que exige habilidades estratégicas e interpretativas. Ao tomar decisões, trabalhar em equipe e traçar estratégias, o jogador desenvolve uma competência específica de leitura, essencial para a compreensão e fluência no jogo. É através dessas habilidades que a narrativa se torna mais ou menos complexa, assim jogadores mais habilidosos conseguem navegar com maior destreza. Por meio dessa discussão, busca-se contrapor a visão de que games não são atividades de leitura, mostrando que os hipertextos presentes no jogo são mecanismos fundamentais para a produção de sentido. A pesquisa também destaca a importância de as escolas explorarem narrativas interativas e hipertextuais para estimular o desenvolvimento de habilidades de leitura e valorizar diferentes tipos de leituras e de leitores.
Abstract: This work starts from the assumption that the player of the game World of Warcraft performs readings in multiple semioses while playing and uses a non-linear support to give meaning to the narrative, which brings the game closer to a hypertext reading. Therefore, this research aims to explore the hypertextual dynamics present in the game World of Warcraft and analyze how these dynamics influence sense-making and player experience under the light of hypertext theory.ographic. Methodologically, this is an applied nature research, with a qualitative approach and ethnographic basis. The theoretical contribution to situate games and technologies in the current context seeks support in works of Cupani (2017); Rüdiger (2016); Mattar (2010), Santos; Alves (2006, 2013); McGonigal (2012, 2017); Leffa & Pinto (2014); Natale (2013) and to understand the changes in reading over time, relies on Fischer (2006); Baitello(2014); Flusser (2013) e Chartier (2002; 1999). The analysis of the research object will be anchored in the works of Xavier (2013), Gomes (2011); Xavier, Marcuschi (2004); Landow (2006); Lévy (1993; 2003); Santaella e Noth (2015); and Santaella (2004; 2021). When making decisions, working in teams, and devising strategies, the player develops a specific reading competence, essential for understanding and fluency in the game. It is through these skills that the narrative becomes more or less complex, allowing more skilled players to navigate with greater dexterity. Through this discussion, the aim is to counter the view that games are not reading activities, showing that the hypertexts present in the game are fundamental mechanisms for the production of meaning. The research also highlights the importance of schools exploring interactive and hypertextual narratives to stimulate the development of reading skills and value different types of readings and readers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34349
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