Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Lucas de-
dc.date.accessioned2024-07-29T19:06:10Z-
dc.date.available2024-07-29T19:06:10Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lucas de. Fatores de avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da educação a distância. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34283-
dc.descriptionAcompanha: Guia referencial para avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da educação a distânciapt_BR
dc.description.abstractVirtual Learning Environments (VLEs) have provided the necessary technological support for the advancement of Distance Education. Especially after the COVID-19 pandemic, this modality emerges as an educational trend. In this scenario, it is important to identify relevant factors for evaluating VLEs and their use in the context of Distance Education (DE). In this context, the present research aims to create an evaluation panel for Virtual Learning Environments. The qualitative research used literature review to identify some factors and subsequently the Delphi method was applied for validation and measurement of the relevance of the respective factors. For this, the contribution of five DE and VLE specialists from UTFPR, campus Curitiba, was questioned. The research presented twenty-four factors, grouped into seven categories: Adaptability, Interactivity, Usability, Monitoring, Accessibility, Reliability, and Maintainability. Finally, these factors were presented to the specialists who could assign a degree of relevance and contribute with points according to their vision for each presented factor. Secondly, individual opinions were analyzed to form a collective opinion that was submitted to the specialists for agreement with the respective analyses. Finally, it was found that twenty factors were considered relevant and achieved consensus regarding the presented analyses. It is estimated that the proposed panel can contribute to managers, administrators, and educational actors in the evaluation and implementation of VLEs in educational institutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhados - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectInternet in educationpt_BR
dc.subjectShared virtual environments - Evaluationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleFatores de avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da educação a distânciapt_BR
dc.title.alternativeFactors for evaluating virtual learning environments in the context of distance educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoOs Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), têm fornecido o suporte tecnológico necessário para o impulsionamento da Educação a Distância. Especialmente após a pandemia da COVID-19 esta modalidade apresenta-se como uma tendência educacional. Diante deste cenário, tem-se a importância de identificar fatores relevantes para avaliação de AVAs e sua utilização no contexto da Educação a Distância (EaD). Neste cenário, a presente pesquisa tem por objetivo a criação de um painel de fatores de avaliação para Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou a revisão de literatura para identificação de alguns fatores e posteriormente a aplicação do método Delphi para validação e mensuração da relevância dos respectivos fatores. Para tal, contou-se com a contribuição de cinco especialistas em EaD e AVAs da UTFPR, campus Curitiba. A pesquisa apresentou vinte e quatro fatores, agrupados em sete categorias: Adaptabilidade, Interatividade, Usabilidade, Monitoramento, Acessibilidade, Confiabilidade e Manutenibilidade. Por fim, estes fatores foram apresentados aos especialistas que puderam atribuir um grau de relevância e contribuir com apontamentos de acordo com a sua visão para cada fator apresentado. Em um segundo momento, realizou-se a análise das opiniões individuais para formação de uma opinião coletiva que foi submetida aos especialistas para atribuição do grau de concordância com as respectivas análises Por fim, resultou-se que vinte fatores foram considerados relevantes e obtiveram consenso quanto as análises apresentadas. Estima-se que o painel proposto possa contribuir com gestores, administradores e atores educacionais na avaliação e implementação de AVAs em instituições de ensino.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3154-0136pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110012765332951pt_BR
dc.contributor.advisor1Zarelli, Paula Regina-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0279-6933pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728369712114321pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Andriele de Pra-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0266-8595pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8290738827565231pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Hilda Alberton de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0693-7377pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2988999957558159pt_BR
dc.contributor.referee2Zarelli, Paula Regina-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0279-6933pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728369712114321pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Suyene Monteiro da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6818-2013pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5310287720367494pt_BR
dc.contributor.referee4Liao, Tarliz-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-9878-3992pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2314358346768400pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaoambientesvirtuaisaprendizagem.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
avaliacaoambientesvirtuaisaprendizagem_produto.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons