Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34123
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMitrut, Aline Suzan-
dc.date.accessioned2024-07-22T12:23:00Z-
dc.date.available2024-07-22T12:23:00Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.citationMITRUT, Aline Suzan. A voz da mulher representada em a Megera domada de William Shakespeare. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34123-
dc.description.abstractBased on concepts developed by historical-cultural criticism, this Course Completion Work seeks to identify the representation of the strength of women's voice in the patriarchal structure of society in the Elizabethan era in the sixteenth century, at the beginning of modernity. To investigate the place of women in society, Shakespeare shows through his scenic conventions that women can be independent of marriage, and Queen Elisabeth I herself is independent and critical of the patriarchal society of the time for preaching that women should marry. if and obey your husband. Through comedy in his plays, Shakespeare manages to approach strong female characters, who do not surrender to the dominance of men, and criticize what is preached as "right and acceptable" by society for a woman. Thus, this research has as its main objective to portray the voice of women, representing the feminine present in the patriarchy of the sixteenth century through the play The Taming of the Shrew, by Shakespeare, bringing to this analysis the character of Catarina, was strong and tried to keep her voice before the the patriarchal society, being against marriage and the rules that were imposed on women. The analysis of the character Catarina was based on the authors Bárbara Heliodora (2014), Michelle Perrot (2003) and Simone Beauvoir (1967). The works to be used with quotations here, try to bring the mark of the place, space and the voice of the woman before this modern society. As a result, the analysis showed that Catarina was strong and defended her opinion and her voice, she did not take orders before marriage.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectShakespeare, William, 1564-1616pt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na literaturapt_BR
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectGender identity in literaturept_BR
dc.subjectPatriarchypt_BR
dc.titleA voz da mulher representada em a Megera domada de William Shakespearept_BR
dc.title.alternativeThe woman’s voice represented in the taming of the shrew by William Shakespearept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoPartindo de conceitos desenvolvidos pela crítica histórico-cultural, este Trabalho de Conclusão de Curso busca identificar a representação da força da voz da mulher na estrutura patriarcal da sociedade na era elisabetana no século XVI, no início da modernidade. Para investigar o lugar da mulher na sociedade, Shakespeare mostra através de suas convenções cênicas que a mulher pode ser independente de casamento, e a própria rainha Elisabeth I mostra-se independente e crítica à sociedade patriarcal da época por pregar que a mulher deve casar-se e obedecer a seu marido. Por meio da comédia em suas peças Shakespeare consegue abordar fortes personagens femininas, que não se rendem ao domínio do homem, e criticam o que é pregado como "certo e aceitável" pela sociedade para uma mulher. Assim esta pesquisa tem como principal objetivo retratar a voz da mulher, representando o feminino presente no patriarcado do século XVI através da peça teatral A megera domada, de Shakespeare, trazendo para esta análise a personagem de Catarina, era forte e tentava manter sua voz perante a sociedade patriarcal, sendo contra o casamento e as regras que eram impostas para as mulheres. A análise da personagem Catarina foi feita com base nas autoras Bárbara Heliodora (2014), Michelle Perrot (2003) e Simone Beauvoir (1967). As obras a serem utilizadas com citações aqui, tentam trazer a marca do lugar, espaço e a voz da mulher perante esta sociedade moderna. Como resultado, a análise mostrou que Catarina era forte e defendia sua opinião e sua voz, ela não aceitava ordens antes de casar-se.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Camilotti, Camila Paula-
dc.contributor.referee1Camilotti, Camila Paula-
dc.contributor.referee2Lima, Marcos Hidemi de-
dc.contributor.referee3Stankiewicz, Mariese Ribas-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vozdamulheremshakespeare.pdf202,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons