Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34122
Título: Besteirol, o “jeitinho” brasileiro no teatro: um olhar sobre o mistério de Irma Vap
Título(s) alternativo(s): Besteirol, Brazilian “crafty nonsense” in the theater: a look at the mystery of Irma Vap
Autor(es): Santos, Andrieli dos
Orientador(es): Lima, Marcos Hidemi de
Palavras-chave: Teatro
Comédia
Personagens literários
Theater
Comedy
Characters and characteristics in literature
Data do documento: 22-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SANTOS, Andrieli dos. Besteirol, o “jeitinho” brasileiro no teatro: um olhar sobre o mistério de Irma Vap. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: O presente trabalho retrata alguns percursos do teatro no Brasil que levaram os espetáculos nacionais à peças de humor e comédia. Para os críticos uma besteira, para os artistas um espetáculo necessário de amplo conhecimento para compreensão do humor. No entanto, independente dos posicionamentos da crítica ou dos autores, é inegável que o Teatro de Besteirol arrastou muitos brasileiros aos teatros na década de 1980 e não foi diferente ao montarem, no Brasil, O Mistério de Irma Vap (The Mystery of Irma Vep de Charles Ludlam,1984) , peça que ficou por anos em cartaz sendo interpretada por Marco Nanini e Ney Latorraca. Para o embasamento teórico desta pesquisa, há as contribuições de Décio de Almeida Prado, Flávio Marinho, Renata Pallottini, Yan Michalski, entre outros autores. A partir dessa investigação, vê-se a relevância da comédia teatral no Brasil refletida a partir dos contextos sociais/políticos, bem como a complexidade de O Mistério de Irma Vap e a relevância psicológica que uma personagem ausente de cena tem na vida dos demais.
Abstract: The present work portrays some theater paths in Brazil that led national shows to humor and comedy plays. For the critics a nonsense, for the artists a necessary show of broad knowledge to understand the humor. However, regardless of the critics' or authors' positions, it is undeniable that Teatro de Besteirol dragged many Brazilians to theaters in the 1980s and it was no different when they staged, in Brazil, O Mistério de Irma Vap (The Mystery of Irma Vep de Charles Ludlam, 1984), a play that was on display for years and was performed by Marco Nanini and Ney Latorraca. For the theoretical basis of this research, there are the contributions of Décio de Almeida Prado, Flávio Marinho, Renata Pallottini, Yan Michalski, among other authors. From this investigation, it is possible to see the relevance of theatrica comedy in Brazil reflected from the social/political contexts, as well as the complexity of O Mistério de Irma Vap and the psychological relevance that a character absent from the scene has in the lives of others.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34122
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
teatrobesteirolbrasileiro.pdf12,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons