Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorelatto, Maisa-
dc.date.accessioned2024-07-22T11:29:22Z-
dc.date.available2024-07-22T11:29:22Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.citationORELATTO, Maisa. Crenças sobre o papel do professor de língua inglesa no contexto do ensino superior. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34101-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the beliefs of teachers in initial training about the role of the English language teacher in the context of higher education. Investigating the beliefs of teachers in training is important because they are strong indicators of the actions of both teachers and students, and thus have a direct influence on the teaching-learning process (BARCELOS, 2007, 2006, 2021; SILVA, 2005, 2011; PAJARES, 1992). In order to analyze such beliefs, data were collected from students in the initial periods of the Degree in English and Portuguese Languages and Literature at a public university in southwest Paraná, through an inventory of beliefs, which made it possible to carry out a survey on the students’ points of view in the course. Based on these data, I perform an analysis by means of Active Methodologies (BASTOS, 2006; DIESEL, BALDEZ, MARTINS, 2017) and Critical Pedagogy (FREIRE, 2019, 2022; GIROUX, 2016). These two perspectives bring important points to the discussion of the teacher's role in the classroom, as both shift the focus of the teaching-learning process from the teacher to the student. Through a quantitative analysis, it can be seen that the participants agree with both traditional and active/critical beliefs. A possible origin for the considerable amount of agreement with statements situated as traditional may be their experiences even as language students in basic education. Despite this, the participants' preference for active beliefs about the role of the teacher is noted, in which the vast majority totally agreed with the statements that were in consonance with Active Methodologies and Critical Pedagogy present in the research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectSuperstiçãopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectProfessores de inglêspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectSuperstitionpt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectEnglish teacherspt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleCrenças sobre o papel do professor de língua inglesa no contexto do ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeBeliefs about the English teacher role in the context of university educationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar as crenças de professores em formação inicial sobre o papel do professor de língua inglesa no contexto do ensino superior. Investigar as crenças de professores em formação é importante pois são fortes indicadoras das ações, tanto de professores quanto de alunos, e possuem assim influência direta no processo de ensino-aprendizagem (BARCELOS, 2007, 2006, 2021; SILVA, 2005, 2011; PAJARES, 1992). Para analisar tais crenças, foram coletados dados de estudantes dos períodos iniciais do curso de Licenciatura de Letras de uma universidade pública no sudoeste do Paraná, por meio de um inventário de crenças, o qual possibilitou realizar um levantamento sobre as visões dos alunos do curso. A partir destes dados, faço uma análise pelo viés das Metodologias ativas (BASTOS, 2006; DIESEL, BALDEZ, MARTINS, 2017) e da Pedagogia Crítica (FREIRE, 2019, 2022; GIROUX, 2016). Essas duas perspectivas trazem pontos importantes para a discussão do papel do professor em sala de aula, pois ambas deslocam o foco do processo de ensino-aprendizagem do professor para o aluno. Por meio de uma análise quantitativa, pode-se observar que os participantes concordam tanto com crenças situadas como tradicionais como ativas/críticas. Uma possível origem para a quantidade considerável de concordância com afirmativas situadas como tradicionais é de suas experiências enquanto estudantes de línguas na educação básica. Apesar disso, nota-se também a preferência dos participantes pelas crenças ativas sobre o papel do professor, já que a grande maioria concordava totalmente com as afirmações que atendiam as premissas das Metodologias Ativa e da Pedagogia crítica presentes na pesquisa.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira-
dc.contributor.referee1Dagios, Marcele Garbin-
dc.contributor.referee2Parise, Lourdes Terezinha Graebin-
dc.contributor.referee3Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
crencasprofessoringles.pdf821,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons