Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34061
Título: A integração entre supply chain e marketing: um estudo de caso em uma empresa do ramo de construção civil
Título(s) alternativo(s): The integration between supply chain and marketing: a case study in a civil construction company
Autor(es): Cadamuro, Aline Fernanda
Oliveira, Gabriella Claro de
Orientador(es): Kachba, Yslene Rocha
Palavras-chave: Marketing - Administração
Logística empresarial
Construção civil
Marketing – Management
Business logistics
Building
Data do documento: 6-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CADAMURO, Aline Fernanda; OLIVEIRA, Gabriella Claro. A integração entre supply chain e marketing: um estudo de caso em uma empresa do ramo de construção civil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: As áreas de Marketing e Supply Chain possuem importantes funções em uma organização, e apesar de possuírem diferentes perspectivas, ambas devem trabalhar alinhadas para gerar vantagem competitiva para a empresa. A partir desse contexto, este trabalho teve como principal objetivo identificar os fatores de integração entre as áreas de Marketing e Supply Chain em uma empresa do ramo de construção civil e analisá-los por meio da revisão literária sobre o assunto. Este trabalho foi segmentado em três partes, inicialmente foi realizado levantamento bibliográfico sobre Supply Chain e Marketing e suas ferramentas, posteriormente, foram identificados os fatores de integração entre as áreas. Por fim, foram reconhecidos os fatores na visão da empresa e do cliente, utilizando de entrevistas com gestores das áreas, análise de resultado de eventos e pesquisa de satisfação com clientes. Com isto, foram encontrados os fatores: preço, produto, gestão da demanda, relacionamento com o cliente, cadeia de suprimentos resiliente, sustentabilidade e responsabilidade social, relação com stakeholders e mudanças tecnológicas; assim como os efeitos negativos da desintegração, gerando conhecimento útil para as áreas da empresa alvo do estudo.
Abstract: The areas of Marketing and Supply Chain have important functions in an organization, and though they have diferente perspectives, both should work in line to criate a competitive advantage to the company. From that context, this study has as main objective identify the factors of integration between Marketing and Supply Chain in a company of construction business and analyze trought the literary review about the theme. This study was segmented in three parts, first was maded a literary review about Supply Chain and Marketing and your tools, next, was identify the factors of integrations between the áreas. Finally, were recognize the factors on the company’s and client’s vision, using interviews with the area managers, analysis of result’s events and satisfacton research with the clientes. With that, was found the factors: princing, product, demand management, customer relationship, resilient supply chain, sustainability and social responsibility, stakeholders relationship and tecnology changes; as the negatives efects of the desintegration, generating useful knowledge to the company areas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34061
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
integracaomarketingsupplychain.pdf3,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons