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Título: Análise de fatores de desempenho na gestão de empresas sociais
Título(s) alternativo(s): Analysis of performance factors in the management of social enterprises
Autor(es): Ikeda, Isabelle Ayasa Koike
Silva, Pedro Felipe Lopes da
Orientador(es): Moura, Louisi Francis
Palavras-chave: Desempenho
Empresas
Sistemas de suporte de decisão
Performance
Business enterprises
Decision support systems
Data do documento: 17-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: IKEDA, Isabelle Ayasa Koike; SILVA, Pedro Felipe Lopes. Análise de fatores de desempenho na gestão de empresas sociais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: Os Sistemas de Medição de Desempenho (SMD) fornecem métricas e relatórios para apoiar a gestão e a tomada de decisão nas empresas. Um sistema com foco financeiro é a estrutura mais frequente na literatura sobre desempenho. No entanto, alguns gestores podem ver essas estruturas com ceticismo uma vez que a criação de valor social é a variável essencial. Além disso, a perspectiva social é vital para o modelo de gestão da organização. No contexto da empresa social, o impacto social é um fator decisivo para o sucesso da empresa e, por se tratar de um aspecto qualitativo, a mensuração torna-se complexa. Este estudo tem como objetivo identificar os fatores que influenciam um SMD em empresas sociais. Este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura e análise de conteúdo, com foco em uma proposta de modelo conceitual. Um conjunto de 30 fatores identificados e organizados pelas perspectivas de Gestão, Social, Stakeholder e Meio Ambiente revelam o quão complexa pode ser a gestão de desempenho em um empreendimento social. Por fim, este estudo propõe implicações práticas para contribuir com a gestão de uma empresa social e pesquisas futuras.
Abstract: Performance Measurement Systems (PMS) provide metrics and reports to support management and making-decision in companies. A financial-focus system is the most often framework in the literature on performance. However, some managers can see those frameworks with skepticism once social value creation is the essential variable. Moreover, the social perspective is vital for the organization management model. In the social enterprise context, the social impact is a decisive factor in the company’s success, and once it is a qualitative aspect, the measurement becomes complex. This study aims to identify the factors that influence PMS in social enterprises. This study performs a systematic literature review and content analysis, focusing on a conceptual model proposal. A set of 30 identified factors organized by the perspectives of Management, Social, Stakeholder, and Environment reveal how complex the management of performance in a social enterprise can be. Finally, this study proposes practical implications to contribute to a social enterprise’s management and future research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34058
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