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Título: Ferramenta para determinar a distância limite de transporte de lenha para viabilidade de produção do carvão vegetal
Título(s) alternativo(s): Tool to determine the limit distance for transporting firewood for the viability of charcoal production
Autor(es): Gaioski, Jairine Polyana
Orientador(es): Braghini Junior, Aldo
Palavras-chave: Carvão vegetal
Madeira - Transporte
Transporte - Planejamento
Estudos de viabilidade
Charcoal
Log transportation
Transportation - Planning
Feasibility studies
Data do documento: 6-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: GAIOSKI, Jairine Polyana. Ferramenta para determinar a distância limite de transporte de lenha para viabilidade de produção do carvão vegetal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: Brasil é o maior produtor de carvão vegetal no mundo, e seu mercado apresenta números expressivos de produção. Ao observar as características da cadeia produtiva do carvão vegetal nota-se que grande parte é composta de pequenos produtores, estes por sua vez possuem dificuldades na gestão de sua produção, principalmente no gerenciamento de custos. Vários estudos da área de Engenharia Florestal abordam as questões técnicas de produção do carvão vegetal, porém existem poucos trabalhos que possuem como objetivo contribuir no gerenciamento da produção. Deste modo a Engenharia de Produção vem colaborar com suas teorias e ferramentas gerenciais, especialmente na gestão dos custos, com a finalidade de ajudar os pequenos produtores a obterem melhores resultados produtivos através de uma tomada de decisão mais assertiva na aquisição de matéria-prima no processo de carvão vegetal. Um dos custos mais impactantes é o de transporte da lenha, que é a matéria-prima do carvão vegetal, e um dos fatores diretamente relacionado ao custo do transporte é a distância do transporte da madeira da floresta até a praça de carbonização. Os produtores conhecem empiricamente o limite de distância para a busca da matéria-prima, que ainda viabiliza sua produção, mas não se sabe com exatidão. No presente estudo foi realizado através da literatura um levantamento dos principais custos variáveis de transporte, equacionando as parcelas de custo de transporte, custos de produção do carvão vegetal, relacionando com o preço de venda do carvão vegetal e o custo de compra da matéria-prima e foi desenvolvida uma ferramenta no Microsoft Excel que ao inserir os parâmetros citados determina a distância limite no transporte da matéria-prima até a praça de carbonização que viabiliza a produção do carvão vegetal. Também é demonstrado o uso da ferramenta através de projeções realista, pessimista e otimista onde é observado que quanto maior é o custo da madeira, menor é a distância limite e quanto maior o preço de venda do carvão vegetal essa distância limite se amplia.
Abstract: Brazil is the largest producer of charcoal in the world, and its market has significant production numbers. When observing the characteristics of the charcoal production chain, it is noted that a large part is composed of small producers, who in turn have difficulties in managing their production, especially in cost management. Several studies in the area of Forestry Engineering address the technical issues of charcoal production, but there are few studies that aim to contribute to production management. In this way, Production Engineering collaborates with its theories and management tools, especially in cost management, with the aim of helping small producers to obtain better production results through more assertive decision-making in the acquisition of raw materials in the process. of charcoal. One of the most impacting costs is the transport of firewood, which is the raw material for charcoal, and one of the factors directly related to the cost of transport is the distance to transport the wood from the forest to the carbonization square. The producers empirically know the distance limit for the search for the raw material, which still makes their production viable, but this is not exactly known. In the present study, a survey of the main variable transport costs was carried out through the literature, equating the transport cost portions, charcoal production costs, relating to the sale price of charcoal and the cost of purchasing the raw material and a tool was developed in Microsoft Excel which, by inserting the aforementioned parameters, determines the limit distance for transporting the raw material to the carbonization square that makes charcoal production possible. The use of the tool is also demonstrated through realistic, pessimistic and optimistic projections where it is observed that the higher the cost of wood, the smaller the limit distance and the higher the sale price of charcoal this limit distance increases.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34056
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