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dc.creatorAlmeida, Daniel Ceinoti de-
dc.date.accessioned2024-07-15T18:50:33Z-
dc.date.available2024-07-15T18:50:33Z-
dc.date.issued2024-06-13-
dc.identifier.citationALMEIDA, Daniel Ceinoti de. Ambiente de simulação para micromouse. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33998-
dc.description.abstractMobile robotics is a field of research and development that has been on the rise in recent decades. One way to promote mobile robotics is through robotics competitions. For an autonomous robot to achieve its objectives with precision, a range of tests is necessary. Therefore, the implementation of a simulation becomes attractive to aid in the development and validation of mobile robots. Hardware-in-the-loop simulation is a method that uses physical hardware to make decisions within a simulation and can be implemented through a game engine such as Unity. Thus, this thesis proposes to implement a hardware-in-the-loop simulation using the Unity engine with the physical aspects of the components used in micromice. The goal was to create a responsive virtual environment with real parameters. The results were positive regarding the modeled components and the ability to modify the simulation environment, but there were issues related to the algorithm used in the tests.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectLabirintospt_BR
dc.subjectMicrocontroladorespt_BR
dc.subjectMétodos de simulaçãopt_BR
dc.subjectRoboticspt_BR
dc.subjectLabyrinthspt_BR
dc.subjectMicrocontrollerspt_BR
dc.subjectSimulation methodspt_BR
dc.titleAmbiente de simulação para micromousept_BR
dc.title.alternativeSimulation environment for micromousept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA robótica móvel é uma área de pesquisa e desenvolvimento que está em ascensão nas ultimas décadas. Uma forma de fomentar a robótica móvel é por meio de competições de robótica. Para que um robô autônomo seja capaz de cumprir seus objetivos com precisão, é necessário uma gama de testes. Desta forma, torna-se atraente a implementação de uma simulação para auxiliar o desenvolvimento e validação de robôs móveis. A simulação com o recurso hardware in the loop é um método que utiliza o hardware físico para realizar as tomadas de decisão dentro de uma simulação, e pode ser feita através de um motor de jogos como a Unity. Dessa forma, o presente Trabalho de Conclusão de Curso, propõe implementar uma simulação hardware in the loop com a engine Unity com os aspectos físicos dos componentes utilizados em micromouses. Buscou-se criar um ambiente virtual responsivo com parâmetros reais. Os resultados se demonstraram positivos em relação aos componentes modelados e a possibilidade de modificar o ambiente de simulação, e apresentou-se problemas em relação ao algoritmo empregado na realização dos testes.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Marcio Rodrigues da-
dc.contributor.advisor-co1Lima, José Luís Sousa de Magalhães-
dc.contributor.referee1Cunha, Marcio Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Lima, José Luís Sousa de Magalhães-
dc.contributor.referee3Bertogna, Eduardo Giometti-
dc.contributor.referee4Garcia, Lucas Ricken-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Eletrônicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Eletrônicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
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