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Título: Desencarcerando a liberdade: a experiência estética da leitura no centro de integração social da penitenciária feminina de Piraquara
Título(s) alternativo(s): Uninscarcering freedom: the aesthetic experience of reading at the social integration center of the Piraquara women’s penitentiary
Autor(es): Cesar, Thays Carvalho
Orientador(es): Remenche, Maria de Lourdes Rossi
Palavras-chave: Leitura - Desenvolvimento
Estética na literatura - Experiências
Outro (Filosofia)
Dialogismo (Análise literária)
Liberdade
Sentidos e sensações na literatura
Prisioneiras - Piraquara (PR)
Development reading
Aesthetics in literature - Experiments
Other (Philosophy)
Dialogism (Literary analysis)
Liberty
Senses and sensation in literature
Women prisoners - Piraquara (Brazil)
Data do documento: 11-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CESAR, Thays Carvalho. Desencarcerando a liberdade: a experiência estética da leitura no centro de integração social da penitenciária feminina de Piraquara. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto das práticas de leitura na atribuição de significados às experiências pessoais e nas interações sociais no espaço-tempo do Centro de Integração Social de Piraquara, considerando a leitura como experiência estética. Para tanto, delimitou-se como corpus de pesquisa 20 (vinte) textos coletados em 8 (oito) oficinas realizadas na unidade prisional entre os dias 07 e 23/11/2022. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativo-interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2008; Moita Lopes, 2019), que considera as práticas sociais contextualizadas no âmbito das ciências sociais. O arcabouço teórico-metodológico se ancora na concepção dialógica da linguagem e da alteridade, elaborada pelo Círculo de Bakhtin (Amorim, 2004; Bakhtin 2011, 2014, 2015; Volóchinov 2021 ); a leitura em uma perspectiva dialógica (HorelouLafarge, Segré 2010; Jouve, 2002; Chartier, 1999, 2001); a leitura como experiência estética e a estética da recepção (Jauss, 1994; Yunes, 1995; Iser, 1999; Tinoco, 2010; Bajour 2012; Zilberman, 2001;); as conexões da leitura (Ricoeur, 1990; Iser, 1996; Foucault, 2001; Chartier, 2001; Compagnon; 2001; Fischer, 2006; Hunt, 2007; Petit, 2008 ; Candido, 1998; Manguel, 2017; BatistaSantos e Dalbosco, 2023), entre outros. Para a realização do estudo são propostos 3 (três) parâmetros de análise, constituídos por indicadores para apreciação do corpus, resultantes do cotejamento entre os objetivos de pesquisa e o referencial teórico mobilizado. Os elementos para estabelecimento dos parâmetros de análise percorrem a leitura como experiência estética, a relação texto-leitor, a construção da alteridade e a leitura como exercício de expressão pessoal e de liberdade. A análise dos textos selecionados revelou que a leitura em ambientes de privação de liberdade desempenha um papel significativo na organização das experiências, no ordenamento do caos em que vivem as leitoras e como exercício de liberdade, apesar da restrição espacial. Embora a leitura por si só não tenha o poder de transformar a sociedade, ela concede às leitoras privadas de liberdade o direito elementar de se expressarem livremente, registrar suas memórias e (re)significar suas experiências pessoais. As intertextualidades, a ambiguidade de suas intenções, as marcas textuais, a perspectiva comunicativa entre sujeitos, ressaltam a dimensão interativa da ação humana, destacando a interpretação como um processo contínuo e descentralizado que promove a construção da alteridade.
Abstract: This research aims to analyze the impact of reading practices on the attribution of meanings to personal experiences and social interactions in the space-time, of the Piraquara Social Integration Center, considering reading as an aesthetic experience. The research corpus consists of 20 (twenty) texts collected in 8 (eight) workshops held in the prison between from day 11th to day 23th, november, 2022. A qualitative approach was adopted (Bortoni-Ricardo, 2008; Moita Lopes, 2019), considering social practices contextualized within the scope of social sciences. The theoretical-methodological framework is based on the dialogical conception of language and otherness, developed by the Bakhtin Circle (Amorim, 2004; Bakhtin 2011, 2014, 2015; Volóchinov 2021); reading from a dialogical perspective (Horelou-Lafarge, Segré 2010; Jouve, 2002; Chartier, 1999, 2001) reading as an aesthetic experience and the aesthetics of reception (Jauss, 1994; Yunes, 1995; Iser, 1999; Tinoco, 2010 ; Bajour 2012; Zilberman, 2001;); the connections of reading (Ricoeur, 1990; Iser, 1996; Foucault, 2001; Chartier, 2001; Compagnon; 2001; Fischer, 2006; Hunt, 2007; Petit, 2008; Cândido, 1998; Manguel, 2017; Batista-Santos and Dalbosco , 2023), among other theorists. Three (3) analysis parameters were proposed, consisting of indicators for appreciating the corpus, resulting from the comparison between the research objectives and the theoretical framework mobilized. The elements for establishing the analysis parameters include reading as an aesthetic experience, the text-reader relationship, the construction of otherness and reading as an exercise of personal expression and freedom. The analysis of the selected texts revealed that reading in environments of deprivation of freedom plays a significant role in organizing experiences, in ordering the chaos in which readers live and as an exercise of freedom, despite spatial restrictions. Although reading alone does not have the power to transform society, it grants readers deprived of their freedom the elementary right to express themselves freely, record their memories and give new meaning to their personal experiences. The intertextualities, the ambiguity of their intentions, the textual marks, the communicative perspective between subjects, highlight the interactive dimension of human action, highlighting interpretation as a continuous and decentralized process that promotes the construction of otherness.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33951
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