Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33930
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferronatto, Thais | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T14:41:30Z | - |
dc.date.available | 2024-07-09T14:41:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.citation | FERRONATTO, Thais. Práticas pedagógicas inovadoras: uma proposta de sequência de ensino para probabilidade e estatística. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33930 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this research was to develop a Teaching Sequence for the 9th year of Elementary School in the final years about the Thematic Unit “Probability and Statistics” that could be characterized as an innovative pedagogical practice. The sequence was developed aiming to address the objects of knowledge provided for in the National Common Curricular Base (BNCC) presenting aspects that constitute it as an Innovative Pedagogical Practice. These aspects were listed during the research, based on studies carried out by Bet and Colombo (2022) and Ferronatto and Colombo (2023). The research is characterized as applied, descriptive, bibliographic with a qualitative approach and as a product it presents aspects that can identify an innovative pedagogical practice and an example from a teaching sequence. The results highlighted the importance of innovative pedagogical work in promoting the learning of any mathematical content. Regarding pedagogical practices, both traditional and innovative ones were described, defined and contextualized in the course of the work based on research published between 2019 and 2023 in the Education Resources Information Center (ERIC), Google Scholar and Science Direct databases, of which research, we found the importance and effectiveness of using Innovative Pedagogical Practices in teaching. Regarding the Probability and Statistics theme, we present its characteristics and importance, essentially when applied in everyday life, analyzing the certainties and uncertainties that we face daily, the research that supported these results were carried out in the same databases with the same time frame mentioned. above. We also sought to present the difficulties and trajectory of probabilistic and statistical teaching. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Probabilidades - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Estatística - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Student teaching | pt_BR |
dc.subject | Probabilities - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Statistics - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas inovadoras: uma proposta de sequência de ensino para probabilidade e estatística | pt_BR |
dc.title.alternative | Innovative pedagogical practices: a proposal for a teaching sequence for probability and statistics | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo principal a elaboração de uma Sequência de Ensino para o 9º ano do Ensino Fundamental anos finais acerca da Unidade Temática “Probabilidade e Estatística” que pudesse ser caracterizada como uma Prática Pedagógica Inovadora (PPI). A sequência foi desenvolvida visando abordar os objetos de conhecimentos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentando aspectos que a constituem como uma Prática Pedagógica Inovadora. Estes aspectos foram elencados no decorrer da pesquisa, a partir dos estudos realizados por Bet e Colombo (2022) e Ferronatto e Colombo (2023). A pesquisa caracteriza-se como aplicada, descritiva, bibliográfica de abordagem qualitativa e como produto apresenta aspectos que podem identificar uma prática pedagógica inovadora e um exemplo a partir de uma Sequência de Ensino (SE). Os resultados apontaram a importância de um trabalho pedagógico inovador na promoção da aprendizagem de qualquer conteúdo matemática. Em relação as práticas pedagógicas, tanto as tradicionais quanto as inovadoras foram descritas, definidas e contextualizadas no decorrer do trabalho com base em pesquisas publicadas entre 2019 e 2023 nas bases de dados Education Resources Information Center (ERIC), Google Acadêmico e Science Direct, destas pesquisas, constatamos a importância e eficácia do emprego de Práticas Pedagógicas Inovadoras no ensino. Quanto a temática Probabilidade e Estatística, apresentamos suas características e importância, essencialmente quando aplicada no cotidiano, analisando as certezas e incertezas com a qual nos deparamos diariamente, as pesquisas que embasaram esses resultados foram realizadas nas mesmas bases de dados com o mesmo recorte temporal citado acima. Também buscou-se apresentar as dificuldades e trajetória do ensino probabilístico e estatístico. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Colombo, Janecler Aparecida Amorin | - |
dc.contributor.referee1 | Colombo, Janecler Aparecida Amorin | - |
dc.contributor.referee2 | Figueira, Cleonis Viater | - |
dc.contributor.referee3 | Zarpelon, Edinéia | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
praticaspedagogicasinovadorasestatistica.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons