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dc.creatorIseppi, Pedro Henrique-
dc.date.accessioned2024-07-09T14:35:58Z-
dc.date.available2024-07-09T14:35:58Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.citationISEPPI, Pedro Henrique. Conhecendo o infinito e seus paradoxos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33927-
dc.description.abstractInfinity has intrigued human beings since man learned to think. If we observe the principle of counting and ordering, the sequence (1, 2, 3, 4, ... ) already brings with it a dilemma, as it is a sequence that never ends and we cannot imagine a number tha is greater than all others. From this perspective, the present work studies some ideas related to this concept, since ancient Greece, with the emergence of paradoxes until the 19th centyry, in which the mathematician Georg Cantor (1845-1918) demostrated the existence of different infinities. Therefore, the objetive of this work is to understand what infinity is, more specifically infinity, the mathematical conception, and explain it clearly and succinctly to facilitate the undsertanding of this concept, regardless of the audience that uses it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectInfinitopt_BR
dc.subjectParadoxospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInfinitept_BR
dc.subjectParadoxespt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleConhecendo o infinito e seus paradoxospt_BR
dc.title.alternativeDiscovering infinity and its paradoxespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO infinito intriga o ser humano desde que o homem aprendeu a pensar. Se observarmos o princípio da contagem e ordenação, a sequência (1, 2, 3, 4...), já traz em si um dilema, pois é uma sequência que nunca termina e não se pode imaginar um número que seja maior que todos os outros. Nessa perspectiva, o presente trabalho estuda algumas ideias relacionadas a esse conceito, desde a Grécia antiga, com o surgimento de paradoxos chegando até o século XIX, no qual o matemático Georg Cantor (1845-1918) demonstrou a existência de conjuntos infinitos com diferentes cardinalidades, em outras palavras, a existência de diferentes infinitos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é conhecer o que é infinito, mais especificamente o infinito segundo a concepção matemática e explicá-lo de forma clara e sucinta para facilitar o compreendimento desde conceito, indiferente do público que o estiver utilizando.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Gargate, Michael Santos Gonzales-
dc.contributor.referee1Gargate, Michael Santos Gonzales-
dc.contributor.referee2Gargate, Ivan Italo Gonzales-
dc.contributor.referee3Salomão, Mateus Eduardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
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