Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Carlos Eduardo de-
dc.date.accessioned2024-07-05T14:17:23Z-
dc.date.available2024-07-05T14:17:23Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.citationSOUZA, Carlos Eduardo de. Sequência didática para o ensino da óptica à alunos com TEA (Transtorno Espectro Autista). 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33884-
dc.description.abstractThis dissertation is based on planned and combined activities to create a didactic sequence. Its choice is based on Vygotsky's theory of learning, where mediated learning is fundamental to the development of the so-called higher mental processes, which include skills such as planning long-term actions, imagining the consequences that a decision may cause, as well as idealizing objects and interactions with their social group and, in this way, creating more effective ways to develop each student's knowledge. The guiding concepts of this didactic sequence are to prepare materials for Special Education teachers in the early elementary school grades in the different education networks, for children with autism spectrum disorder (ASD). The activities to be developed involve the teaching of Science, more precisely, the teaching of Physics, addressing issues related to the concepts of Optics. The entire didactic sequence was recorded using photos, activities, and reports collected by the author of the educational product. It was evident, whether in the application of oral questioning or in the recording made by the students and in the preparation of the experiments, that the students were involved in the project, dedicating themselves to its execution and contributing intensely to the success of this educational product.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectTeoria social cognitivapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderspt_BR
dc.subjectSocial cognitive theorypt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.titleSequência didática para o ensino da óptica à alunos com TEA (Transtorno Espectro Autista)pt_BR
dc.title.alternativeDidactic sequence for teaching optics to students with ASD (Autism Spectrum Disorder)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação desenvolve-se num conjunto de atividades planejadas e combinadas com o intuito de elaborar uma sequência didática. Sua escolha está fundamentada na teoria da aprendizagem fundamentada em Vygotski, onde a aprendizagem mediada é fundamental para o desenvolvimento dos chamados processos mentais superiores, que incluem habilidades como planejar ações no longo prazo, imaginar as consequências que uma decisão pode causar, além de idealizar objetos e as interações com seu grupo social e, dessa forma, criar formas mais eficazes para desenvolver os saberes de cada aluno. Os conceitos norteadores dessa sequência didática é preparar materiais destinado aos professores de Educação Especial das séries iniciais do Ensino Fundamental das diferentes redes de ensino, para crianças com transtorno espectro autista (TEA). As atividades a serem desenvolvidas envolvem o ensino de Ciências, mais precisamente, o ensino de Física, abordando assuntos relacionados aos conceitos da Óptica. Toda sequência didática foi registrada por fotos, atividades e de relatos que foram coletadas pelo autor do produto educacional. Ficou evidente, seja na aplicação de questionamentos orais, ou no registro realizado pelos alunos e na elaboração dos experimentos, que os discentes estavam envolvidos no projeto dedicando-se na sua execução e contribuindo intensamente para o sucesso desse produto educacional.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5101197854337796pt_BR
dc.contributor.advisor1Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Shiderlene Vieira de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6420445044479337pt_BR
dc.contributor.referee1Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Geanderson Araujo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8718-6925pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1178544624232296pt_BR
dc.contributor.referee3Bartelmebs, Roberta Chiesa-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1057-6623pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9317595909137662pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticaensinooptica.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticaensinooptica_produto.pdf508,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons