Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33736
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamera, Maria Lucia Geittenes-
dc.date.accessioned2024-03-28T14:39:17Z-
dc.date.available2024-03-28T14:39:17Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.citationCAMERA, Maria Lucia Geittenes. Proposição e uso de uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do conceito de energia em aulas de física do ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33736-
dc.description.abstractThis dissertation consists of the report of a qualitative research that evaluates the contributions of an Investigative Teaching Sequence (ITS), prepared with a theoretical-methodological basis in Carvalho (2011; 2013; 2018), for the exploration of investigative activities on the Physics content relating to Energy and Conservation of Mechanical Energy, presented in the form of an Educational Product (EP). The structuring of ITS activities follows the conceptual assumptions regarding content, active hybrid, collaborative and cooperative learning methodologies and the technological tool for online simulation PhET Colorado. The development of the ITS takes place in six (6) classes of forty-five minutes (45 minutes), gathered in four faceto-face meetings, and involves the participation of thirty-two (32) students from the 1st year of high school at a public educational institution, located in the municipality of Pinhal de São Bento, Southwest Region of the State of Paraná. The planning of ITS content and the conduct of pedagogical practice are guided by the State Curricular Guidelines (ECG) of Physics for High School, published in 2008, by the State Department of Education of Paraná. Learning assessment occurs in a qualitative way to involve Physics concepts covered in the ECG, programmed in the ITS, worked on in the classroom and detailed in the EP. The evaluation concerns all activities programmed and developed in each face-to-face meeting at the time the ITS/EP is applied. It is concluded that pedagogical practice supported by research from ITS/EP to approach the content Energy and Conservation of Mechanical Energy, in High School, makes it possible to carry out an investigative, interactive class, capable of instigating, stimulating, encouraging, allowing and enable the improvement of the quality of school physics teaching.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleProposição e uso de uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do conceito de energia em aulas de física do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeProposition and use of an investigative teaching sequence to approach the concept of energy in high school physics classespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação consiste no relato de uma pesquisa de natureza qualitativa que avalia as contribuições de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), elaborada com base teórico-metodológica em Carvalho (2011; 2013; 2018), para a exploração de atividades investigativas sobre o conteúdo de Física relativo à Energia e Conservação da Energia Mecânica, apresentadas sob a forma de Produto Educacional (PE). A estruturação das atividades da SEI segue os pressupostos conceituais quanto ao conteúdo, às metodologias ativa de aprendizagem híbrida, colaborativa e cooperativa e à ferramenta tecnológica para simulação on-line PhET Colorado. O desenvolvimento da SEI ocorre em seis (6) aulas de quarenta e cinco minutos (45min), reunidas em quatro encontros presenciais, e conta com a participação de trinta e dois (32) estudantes da 1a série do Ensino Médio em uma instituição educacional pública, situada no município de Pinhal de São Bento, Região Sudoeste do Estado do Paraná. O planejamento do conteúdo da SEI e a condução da prática pedagógica se orientam pelas Diretrizes Curriculares Estadual (DCE) de Física para o Ensino Médio, editadas em 2008, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A avaliação da aprendizagem ocorre de forma qualitativa para envolver conceitos de Física contemplados nas DCE, programados na SEI, trabalhados em sala de aula e detalhados no PE. A avaliação recai sobre todas as atividades programadas e desenvolvidas em cada encontro presencial no momento em que ocorre a aplicação da SEI/PE. Conclui-se que prática pedagógica sustentada na investigação a partir da SEI/PE para abordagem no conteúdo Energia e Conservação da Energia Mecânica, no Ensino Médio, viabiliza a realização de uma aula investigativa, interativa, capaz de instigar, estimular, incentivar, permitir e viabilizar a melhoria da qualidade do ensino da Física Escolar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9091-4516pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9904685938886317pt_BR
dc.contributor.advisor1Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.contributor.referee1Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Marcos Fernando Soares-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2070-0373pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1806659411687718pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Sheyse Martins de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2250-9919pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2309227035946840pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciaensinoinvestigativaenergia.pdf2,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciaensinoinvestigativaenergia_produto.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons