Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33717
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Hugo de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-26T13:55:12Z | - |
dc.date.available | 2024-03-26T13:55:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Hugo de Oliveira. Simulação de rotas para a distribuição de urnas eletrônicas no município de São Paulo, utilizando algoritmo genético. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33717 | - |
dc.description.abstract | The present work aimed to improve the vehicle routing process for the distribution of electronic voting machines to the electoral zones of the municipality of São Paulo, through a case study. The research was developed from data collection, regarding the respective addresses of the electoral zones located in the analyzed municipality. In total, 58 distinct addresses were collected, which were related within a distance matrix. This matrix was organized to relate the distances between all collected addresses and served as the basis for implementing the algorithm proposed in this study. The objective of the algorithm was to simulate a set of routes that would minimize the total distance traveled to serve all necessary distribution points. For this, a computer code was developed through the structure of a genetic algorithm, programmed from the Python language, using the Pycharm IDE (Integrated Development Environment). In addition, the computational tool MS-Excel® was also used for comparison purposes of the solutions. Finally, the results obtained are presented, demonstrating the efficiency and possible applicability of the proposed algorithm in the research. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos Genéticos | pt_BR |
dc.subject | Metaheurísticas | pt_BR |
dc.subject | Problema de roteamento de veículos | pt_BR |
dc.subject | Genetic algorithms | pt_BR |
dc.subject | Metaheuristics | pt_BR |
dc.subject | Vehicle routing problem | pt_BR |
dc.title | Simulação de rotas para a distribuição de urnas eletrônicas no município de São Paulo, utilizando algoritmo genético | pt_BR |
dc.title.alternative | Simulation of routes for the distribution of electronic voting boxes in the municipality of São Paulo, using genetic algorithm | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo a melhoria no processo de roteirização de veículos para a distribuição de urnas eletrônicas destinadas as zonas eleitorais do município de São Paulo, por meio de um estudo de casos. A pesquisa desenvolveu-se a partir da coleta de dados, referente aos respectivos endereços das zonas eleitorais localizadas no município analisado. Para a realização deste trabalho foram coletados 58 endereços distintos, que foram relacionados dentro de uma matriz de distâncias. Essa matriz foi organizada para relacionar as distâncias entre todos os endereços coletados, e serviu como base para a implementação do algoritmo proposto nesse estudo. O objetivo do algoritmo foi simular um conjunto de rotas que minimizasse a distância total percorrida para atender todos os pontos de distribuição necessários, para isso, foi desenvolvido um código computacional por meio da estrutura de um algoritmo genético, programado a partir da linguagem Python, utilizando a IDE (Integrated Development Environment) Pycharm. Além disso, também foi utilizada a ferramenta computacional MS-Excel®, para efeito de comparação das soluções. Ao término, os resultados obtidos são exibidos, evidenciando a eficácia e as potenciais aplicações do algoritmo desenvolvido na pesquisa. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Campos, Fernando Henrique | - |
dc.contributor.referee1 | Campos, Fernando Henrique | - |
dc.contributor.referee2 | Cabeça, Luís Fernando | - |
dc.contributor.referee3 | Melan, Rodrigo Libanês | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
simulacaorotasalgortmogenetico.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons