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dc.creatorDalle Cort, Milena Pereira-
dc.date.accessioned2024-03-22T14:43:29Z-
dc.date.available2024-03-22T14:43:29Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationDALLE CORT, Milena Pereira. Estudo experimental de um motor-foguete de propulsão sólida com a aplicação de catenoide no bocal convergente-divergente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33701-
dc.description.abstractAlthough the fundamental principles of rocket motors are well-established, rendering this technology considerably mature, there remain ample opportunities to achieve significant advancements in this field. A notable example lies in the innovations introduced by private companies comprising the "NewSpace", such as SpaceX. Within the context of space development, the study of rocket motors encompasses various areas, including engineering, which spans from geometric design to combustion behavior analysis. The study presented in this work focuses on implementing a catenary curve to transition the convergent-divergent section of the nozzle. The solid propellant used in the rocket motor was a composition of potassium nitrate and sucrose. The convergent-divergent nozzle which incorporated the catenary curve, resulting in the formation of a catenoid, exhibited excellent performance in experimental tests. Over ten static tests were conducted, all of which were successful, with a success rate of 100%. The specific impulse of 100.31 s, the maximum achieved by the rocket engine in tests, utilized 72.99g of propellant with a density of 1569.29 kg/m³.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEscoamentopt_BR
dc.subjectMotores de foguetespt_BR
dc.subjectTubeiraspt_BR
dc.subjectRunoffpt_BR
dc.subjectRocket enginespt_BR
dc.subjectNozzlespt_BR
dc.titleEstudo experimental de um motor-foguete de propulsão sólida com a aplicação de catenoide no bocal convergente-divergentept_BR
dc.title.alternativeExperimental study of a solid propellant rocket motor with the application of a catenoid in the convergent-divergent nozzlept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEmbora os princípios fundamentais dos motores-foguete estejam bem consolidados, tornando essa tecnologia consideravelmente madura, ainda há amplas oportunidades para conquistar avanços significativos nessa área. Um exemplo notável são as inovações introduzidas por empresas privadas que compõem o "NewSpace", como a SpaceX. No contexto do desenvolvimento espacial, o estudo do motor-foguete abrange várias áreas, incluindo a engenharia, que aborda desde o projeto da geometria até a análise do comportamento da combustão. O estudo apresentado neste trabalho foca na implementação de uma curva catenária para fazer a transição da seção convergente-divergente do bocal. O propelente sólido utilizado no motorfoguete foi uma composição de nitrato de potássio e sacarose. O bocal convergente-divergente, também conhecido como tubeira, que incorporou a curva catenária, resultando na formação de um catenoide, demonstrou um excelente desempenho nos testes experimentais. Foram conduzidos mais de dez testes estáticos, todos os quais foram bem-sucedidos, com uma taxa de sucesso de 100%. O impulso específico de 100,31 s, máximo alcançado pelo motor-foguete nos testes, utilizou 72,99 g de propelente com uma densidade de 1569,29 kg/m³.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Nakaura, Marcio Tadayuki-
dc.contributor.referee1Gomes, Francisco Augusto Aparecido-
dc.contributor.referee2Ostapiv, Fabiano-
dc.contributor.referee3Nakaura, Marcio Tadayuki-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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