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dc.creatorOliveira, Lucas Chierrito de-
dc.date.accessioned2024-03-20T21:02:35Z-
dc.date.available2024-03-20T21:02:35Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lucas Chierrito de. Análise da acessibilidade em escolas municipais na cidade de Goioerê-PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33673-
dc.description.abstractThis work addresses social inclusion through accessibility in schools, based on the literature review that addresses the social, legal and technical aspects of the subject and NBR 9050(ABNT,2020). The study in question has the general objective of verifying the external and internal accessibility of buildings in municipal schools located in the urban area of Goioerê - PR and if they are in accordance with NBR 9050(ABNT,2020). To carry out the verification, a checklist was prepared based on the current norm in order to facilitate the analysis of the accessibility conditions found in schools. This analysis instrument was applied in three municipal public schools chosen in conjunction with the municipality's Department of Education, which corresponds to a sample of approximately 37.5% of municipal schools in this locality. The checklist was used to confront what NBR 9050(ABNT,2020) describes as parameters, with the reality found in schools. Subsequently, all the indicators of the constructive aspects found were described, and everything that was in non-compliance with the technical standard was highlighted. Next, the analysis of the data obtained and the indication of suggestions for adjustments of the items that are in disagreement with NBR 9050(ABNT,2020) were carried out. In this context, it is emphasized that it is necessary to identify the demand for adjustments in schools, so that people with some type of disability can study without any type of barrier and assert their unconditional right to education and teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEdifícios públicos - Projeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectNormas técnicas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectPublic buildings - Barrier-free designpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectStandards, Engineeringpt_BR
dc.titleAnálise da acessibilidade em escolas municipais na cidade de Goioerê-PRpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of accessibility in municipal schools in the city of Goioerê-PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a inclusão social por meio da acessibilidade nas escolas, tendo como base para sua realização a revisão da literatura que aborda os aspectos sociais, legais e técnicos sobre o tema e a NBR 9050(ABNT,2020). O estudo em questão possuí o objetivo geral de verificar a acessibilidade externa e interna das edificações nas escolas municipais localizadas na área urbana de Goioerê - PR e se as mesmas se encontram de acordo com a NBR 9050(ABNT,2020). Para realizar a verificação, foi elaborado com base na norma vigente um checklist com o intuito de facilitar a análise das condições de acessibilidade encontradas nas escolas. Este instrumento de análise foi aplicado em três escolas públicas municipais escolhidas em conjunto com a Secretaria de Educação do município, o que corresponde a uma amostragem com cerca de 37,5% das escolas municipais desta localidade. O checklist foi utilizado para confrontar o que a NBR 9050(ABNT,2020) descreve como parâmetros, com a realidade encontrada nas escolas. Posteriormente, foi descrito todos os indicadores dos aspectos construtivos encontrados, e evidenciado tudo o que estava em desconformidade com a norma técnica. Na sequência, foi realizada a análise dos dados obtidos e a indicação de sugestões de adequações dos itens que estão em divergência com a NBR 9050(ABNT,2020). Neste contexto, destaca-se que é necessário identificar a demanda de adequações nas escolas, para que pessoas com algum tipo de deficiência, possam estudar sem nenhum tipo de barreira e fazer valer seu direito incondicional à educação e ao ensino.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Vera Lúcia Barradas-
dc.contributor.referee1Moreira, Vera Lúcia Barradas-
dc.contributor.referee2Oliveira, Fabiana Goia Rosa de-
dc.contributor.referee3Fonseca, Ewerton Clayton Alves da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

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