Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGalo, Amanda Stringuetta-
dc.date.accessioned2024-03-20T12:15:42Z-
dc.date.available2024-03-20T12:15:42Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.citationGALO, Amanda Stringuetta. Mapeamento e reestruturação de processos internos em uma empresa do ramo do agronegócio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33661-
dc.description.abstractAgribusiness currently plays a key role in the country's economy, being one of the most important sectors in Brazil's GDP and accounting for ¼ of the sum of all final goods and services produced domestically. In this sense, in order to reach its full potential and have a competitive advantage, it is extremely important for organizations to invest time and resources in efficient processes. To the extent that internal processes are standardized and the way in which they are measured and monitored, there will be a direct influence on the organizational behaviour of employees and the achievement of the proposed results for each area. In this way, the implementation of an automated platform for centralizing the demands of an area becomes essential to promote process improvement and ensure greater operational efficiency, with a view to mitigating fiscal and financial risks and centralizing the operations and governance of such processes. Therefore, the aim of this research was implementation of a tool to centralize calls (activity requests) in a specific area of an agribusiness company, in order to improve team productivity, information traceability and activity control. To this end, the action research method was used to analyze and report on the implementation and initial use of the tool in the company. The results obtained show that a total of 1996 calls were made during the period analyzed and that 95.23% of employees were satisfied with the implementation of the tool.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectAgroindústriapt_BR
dc.subjectProdutividade agrícolapt_BR
dc.subjectEficiência organizacionalpt_BR
dc.subjectSistemas de controle digitalpt_BR
dc.subjectAgricultural industriespt_BR
dc.subjectAgricultural productivitypt_BR
dc.subjectOrganizational effectivenesspt_BR
dc.subjectDigital control systemspt_BR
dc.titleMapeamento e reestruturação de processos internos em uma empresa do ramo do agronegóciopt_BR
dc.title.alternativeMapping and restructuring internal processes in an agribusiness companypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAtualmente, o agronegócio desempenha um papel fundamental na economia do país, sendo um dos setores mais relevantes do PIB brasileiro e representando ¼ da soma de todos os bens e serviços finais produzidos internamente. Nesse sentido, para alcançar o seu potencial máximo e possuir vantagens competitivas, é de extrema importância que haja investimento por parte da organizações, de tempo e de recursos, em processos eficientes. À medida em que se padroniza os processos internos e forma como esses processos devem ser medidos e acompanhados, existirá uma influência direta no comportamento organizacional dos colaboradores e no alcance dos resultados propostos para cada área. Dessa forma, a implantação de uma plataforma automatizada para a centralização de demandas de uma área torna-se essencial para promover a melhoria dos processos e garantir uma maior eficiência operacional, visando a mitigação de riscos fiscais e financeiros e a centralização das operações e da governança de tais processos. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi a implementação de uma ferramenta centralizadora de chamados (solicitação de atividades) em uma área específica de uma empresa do ramo do agronegócio, a fim de melhorar a produtividade da equipe, a rastreabilidade das informações e o controle das atividades. Para tanto, utilizou-se o método de pesquisa-ação, para analisar e relatar a implantação e início da utilização da ferramenta na empresa. Dos resultados obtidos, constatou-se que se alcançou um total de 1996 chamados no período analisado e que 95,23% dos colaboradores apresentaram grau 4 ou 5 de satisfação com a implementação da ferramenta.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Galão, Fabiano Palhares-
dc.contributor.referee1Galão, Fabiano Palhares-
dc.contributor.referee2Santos, Bruno Samways dos-
dc.contributor.referee3Tondato, Rogério-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mapeamentoreestruturacaoprocessosagronegocio.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons