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dc.creatorCilla, George Bonjorno-
dc.date.accessioned2024-03-15T17:46:35Z-
dc.date.available2024-03-15T17:46:35Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.citationCILLA, George Bonjorno. Avaliação funcional e estrutural das marginais PR-840. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33639-
dc.description.abstractAsphalt pavement is an integral part of a municipality, state, and country's infrastructure as it provides safety and comfort to users and facilitates mobility. Like any construction, pavement also requires periodic maintenance to continue serving users effectively. When the road is compromised, it is necessary to conduct evaluations followed by reinforcement projects, applying surface corrections and increasing structural capacity to withstand new traffic demands. The objective of this work is to perform a functional and structural evaluation of the flexible pavement on the margins of the PR-840 highway, divided into 2 homogeneous two-way segments, located in the city of Campo Mourão. The functional evaluation involved a detailed inventory of the road's condition, including data collection to calculate the Pavement Management Index. The functional evaluation provided crucial information about the current state of the pavement, identifying areas that require intervention, resulting in a poor rating for both segments. Additionally, a structural evaluation of the pavement was conducted through Benkelman Beam tests, essential to determine the pavement's load-bearing capacity and its ability to support current and future traffic. The results revealed high deflections and low curvature radii for segment 1, while segment 2 showed low deflections and a high curvature radius. It was concluded that the structural quality of the pavement was deemed regular, and reinforcement solutions were proposed as corrective measures for both segments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectPavimentos - Defeitospt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectPavimentos de asfaltopt_BR
dc.subjectAnálise estrutural (Engenharia)pt_BR
dc.subjectPavements - Defectspt_BR
dc.subjectPavements, Flexiblept_BR
dc.subjectPavements, Asphaltpt_BR
dc.subjectStructural analysis (Engineering)pt_BR
dc.titleAvaliação funcional e estrutural das marginais PR-840pt_BR
dc.title.alternativeFunctional and structural evaluation of PR-840 marginalspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA pavimentação asfáltica é parte integrante da infraestrutura de um município, estado e país, pois traz segurança e conforto aos usuários e facilita a mobilidade. Assim como qualquer construção, o pavimento também necessita de manutenções periódicas para continuar garantindo uma serventia aos usuários. Quando há o comprometimento da via, deve-se prover de avaliações seguidas de projetos de reforço aplicando correções superficiais e aumento de capacidade estrutural para suportar novas solicitações de tráfego. Este trabalho tem como objetivo realizar avaliação funcional e estrutural do pavimento flexível nas marginais da rodovia PR-840, separados em 2 segmentos homogêneos de sentido duplo, localizadas na cidade de Campo Mourão. A avaliação funcional, envolveu um inventário detalhado da condição da via, incluindo a coleta de dados para calcular o Índice de Gerenciamento de Pavimentos. A avaliação funcional forneceu informações cruciais sobre o estado atual do pavimento, identificando áreas que necessitam de intervenção resultando em uma classificação ruim para ambos os trechos. Além disso, foi realizado uma avaliação estrutural do pavimento por meio de ensaios de Viga Benkelman, fundamental para determinar a capacidade de carga do pavimento e sua capacidade de suportar o tráfego atual e futuro, revelou deflexões altas e raios de curvatura com valores baixos para o trecho 1, enquanto o trecho 2 apresentou deflexões baixas e raio de curvatura alto. Concluiu-se que a qualidade estrutural do pavimento se apresentou como regular, sendo propostas soluções de reforço como medida corretiva para ambos os trechos.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Eliana Fernandes dos-
dc.contributor.referee1Santos, Eliana Fernandes dos-
dc.contributor.referee2Oliveira, Fabiana Goia Rosa de-
dc.contributor.referee3Ferreira, José Wilson dos Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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