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dc.creatorTeloecken, Bernardo Morás-
dc.date.accessioned2024-02-20T21:15:45Z-
dc.date.available2024-02-20T21:15:45Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.citationTELOECKEN, Bernardo Morás. Projeto de geometria de suspensão e direção aplicado para Baja SAE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33369-
dc.description.abstractThis work aims to develop a suspension and steering project for a Baja SAE prototype. The motivation behind this work is the potential to serve as a reference for future academic projects and to contribute to the advancement of scientific development and improvement of the dynamic performance of the Londribaja team's prototypes. For the project development, a literature review is initially conducted to gather suspension models and study suspension and steering geometries and their parameters, such as camber, caster, and kingpin. Subsequently, the front and rear suspension models to be dimensioned are evaluated and defined. Following this, two-dimensional and three-dimensional computational modeling is performed, followed by the analysis of the kinematics of the suspension and steering systems with the aim of reducing and/or controlling undesirable effects, resulting in an improvement in the prototype's dynamic behavior. Validated engineering models and software are employed to ensure the reliability of the project. Finally, the obtained results are analyzed, and it can be concluded that the objective of the work was achieved. The influences of bumpsteer were considerably minimized, achieving a front camber gain within acceptable limits. However, in the rear, the camber gain reached a higher value, a decision made in favor of oversteer dynamics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectAutomóveis - Molas e suspensãopt_BR
dc.subjectDireção de automóveispt_BR
dc.subjectVeículos off-roadpt_BR
dc.subjectAutomobiles - Springs and suspensionpt_BR
dc.subjectAutomobile drivingpt_BR
dc.subjectOff-road vehiclespt_BR
dc.titleProjeto de geometria de suspensão e direção aplicado para Baja SAEpt_BR
dc.title.alternativeSuspension and steering geometry project applied to Baja SAEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto de suspensão e direção de um protótipo Baja SAE. Tendo como motivação deste trabalho a possibilidade de ser referência para projetos acadêmicos futuros, além disso, contribuir para evolução do desenvolvimento científico e melhora do desempenho dinâmico dos protótipos da equipe Londribaja. Para o desenvolvimento do projeto, inicialmente é realizada a revisão da literatura, a fim de levantar os modelos de suspensão, assim como, estudar as geometrias de suspensão e direção e seus parâmetros, por exemplo, cambagem, caster e kingpin. Posteriormente são avaliados e definidos os modelos de suspensão dianteira e traseira que serão dimensionados. Então, é realizada a modelagem computacional bidimensional e tridimensional seguidas da análise da cinemática dos sistemas de suspensão e direção com o intuito de reduzir e\ou controlar os efeitos indesejados resultando na melhora do comportamento dinâmico do protótipo. Para garantir a confiabilidade do projeto são utilizados modelos e softwares validados pela engenharia. Por fim são analisados os resultados obtidos, deste modo, possível concluir que o objetivo do trabalho foi contemplado. As influências do bumpsteer foram consideravelmente minimizadas, foi alcançado um ganho de cambagem dianteira dentro dos limites aceitáveis. No entanto, na parte traseira, o ganho de cambagem atingiu um valor mais elevado, uma decisão em prol da dinâmica oversteer.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Janaína Fracaro de Souza-
dc.contributor.referee1Gonçalves, Janaína Fracaro de Souza-
dc.contributor.referee2Lombardi Neto, Amadeu-
dc.contributor.referee3Salvo, Ricardo de Vasconcelos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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