Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKrelling, Ligia Marcelino-
dc.date.accessioned2024-02-16T19:37:52Z-
dc.date.available2024-02-16T19:37:52Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.citationKRELLING, Ligia Marcelino. As hortas comunitárias no programa comunidade escola: para além dos muros da unidade escolar. 2024. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33356-
dc.description.abstractSchool community gardens are part of the category of actions capable of providing environmental, social and cultural benefits for the environments and actors involved. Among these, we can mention the regulation of urban microclimates, food security, encouragement of Environmental Education (EE), support for diversity and resilience of communities. This Dissertation corroborates these statements, and deals with the appropriation of school spaces for the construction of community gardens through the Community School Program, in the years 2020-2021. The objective of this Program is to promote opportunities for community involvement in community activities relating the food cycle and waste, security and food sovereignty. It establishes links between people, communities, knowledge and formal and non-formal knowledge about garden care, favoring ownership and relationships. This study, with a qualitative and exploratory methodological focus, had the general objective of investigating the potential of proposals for Environmental Education actions and initiatives in the Community School Program, in the years 2020-2021, in school community gardens. Field research was carried out to collect data through questionnaires, with teachers from different curricular components, semi-structured interviews with teachers from the Community School Program, and residents who began to actively participate in community gardens. The results demonstrated a diversity of perspectives according to EA currents, highlighting those that are more frequent and immediate, such as recursive and naturalistic. However, at the same time, there was the presence of interdisciplinary and transversal actions and initiatives on sócio-environmental issues, food security, the importance of vegetable gardens in school spaces and the knowledge of residents and research participants. The final considerations of the Dissertation refer to the achievement of the general objective and the consolidation of the EA research space achieved by the researcher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectComunidadespt_BR
dc.subjectHorticulturapt_BR
dc.subjectSegurança alimentarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento urbano sustentávelpt_BR
dc.subjectEscolas - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEscolas - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectSoberania alimentarpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectCommunitiespt_BR
dc.subjectHorticulturept_BR
dc.subjectFood securitypt_BR
dc.subjectSustainable urban developmentpt_BR
dc.subjectSchools - Social aspectspt_BR
dc.subjectSchools - Environmental aspectspt_BR
dc.subjectFood sovereigntypt_BR
dc.titleAs hortas comunitárias no Programa Comunidade Escola: para além dos muros da unidade escolarpt_BR
dc.title.alternativeCommunity gardens in the School Community Program: beyond the walls of the school unitpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoAs hortas comunitárias escolares integram a categoria de ações capazes de proporcionar benefícios ambientais, sociais e culturais para os ambientes e para os atores envolvidos. Dentre estes, podemos citar a regulação de microclimas urbanos, a segurança alimentar, o incentivo à Educação Ambiental (EA), o suporte à diversidade e à resiliência de comunidades. Esta Tese corrobora estas afirmativas, e versa sobre a apropriação de espaços escolares para a construção de hortas comunitárias por meio do Programa Comunidade Escola, nos anos de 2020-2021. O objetivo deste Programa é promover oportunidades de envolvimento de comunidades em atividades comunitárias relacionando o ciclo do alimento e os desperdícios, segurança e soberania alimentar. Ele estabelece vínculos entre pessoas, comunidades, saberes e conhecimentos formais e não formais, sobre o cuidado com as hortas, favorecendo a apropriação e os relacionamentos. Este estudo, com enfoque metodológico qualitativo e exploratório, teve por objetivo geral investigar as potencialidades de propostas de ações e iniciativas de Educação Ambiental no Programa Comunidade Escola, nos anos de 2020-2021, em hortas comunitárias escolares. Foi feita uma pesquisa de campo para coleta de dados por meio de questionários, com professores de diversos componentes curriculares, entrevistas semi-estruturadas com os professores do Programa Comunidade Escola, e moradores que passaram a participar ativamente de hortas comunitárias. Os resultados demonstraram uma diversidade de olhares segundo as correntes de EA, destacando-se aquelas mais frequentes e imediatistas como a recursista e a naturalista. Porém, paralelamente, verificou-se a presença de ações e iniciativas interdisciplinares e transversais sobre as questões socioambientais, a segurança alimentar, a importância das hortas nos espaços escolares e os saberes e conhecimentos dos moradores e participantes da pesquisa. As considerações finais da Tese reportam-se ao alcance do objetivo geral e à consolidação do espaço de pesquisa de EA conquistado pela pesquisadora.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2817-1912pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6125181583539047pt_BR
dc.contributor.advisor1Casagrande Junior, Eloy Fassi-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8411-2135pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353762351277382pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5145-5131pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811492311173264pt_BR
dc.contributor.referee2Casagrande Junior, Eloy Fassi-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8411-2135pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353762351277382pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Maclovia Corrêa da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4506-1985pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788942963485328pt_BR
dc.contributor.referee4Gaspar, Rozimeiry Gomes Bezerra-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-9949-3236pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4880650498624224pt_BR
dc.contributor.referee5Silva, Zenilda Ribeiro da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3458294525145672pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hortascomunitariascomunidadeescola.pdf17,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons