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dc.creatorTosso, Hilkija Gaius-
dc.date.accessioned2024-02-16T16:22:19Z-
dc.date.available2024-02-16T16:22:19Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.citationTOSSO, Hilkija Gaius. Model-based ai approach for knock control in spark ignition engine by vibration block modeling. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33350-
dc.description.abstractEngine Knock poses a signifcant threat to the integrity and performance of spark ignition engines, leading to decreased efciency, power, and overall performance. Traditional control strategies utilize knock sensors to identify and mitigate these adverse efects, although these may not always provide accurate or timely responses. This presents an innovative model-based approach to knock control, utilizing Artifcial Intelligence (AI) techniques. Specifcally, we propose a time-series Artifcial Neural Network (ANN) model designed to simulate SI Engine Cylinder block vibrations. This study investigates transformer models, Long Short-Term Memory (LSTM), and Convolutional Neural Network (CNN) models. These models are trained using vibrational data from engine blocks, thereby developing a comprehensive understanding of the unique behaviors of the engine. Among the models, the Attention LSTM model showed slightly superior performance, outperforming the other two models across the full range of engine vibration conditions. Despite promising results, further refnement and tuning of these models are required for real-world implementation. The proposed AI model ofers a promising direction for advancements in knock control technology, with potential implications for enhancing engine durability, performance, and fuel efciency.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paranápt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR)pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectAutomóveis - Igniçãopt_BR
dc.subjectDetonaçãopt_BR
dc.subjectControladores elétricospt_BR
dc.subjectCalibraçãopt_BR
dc.subjectRedes neurais (Computação)pt_BR
dc.subjectAtenção - Testespt_BR
dc.subjectVibraçãopt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectAutomobiles - Ignitionpt_BR
dc.subjectBlastingpt_BR
dc.subjectElectric controllerspt_BR
dc.subjectCalibrationpt_BR
dc.subjectNeural networks (Computer science)pt_BR
dc.subjectAttention - Testingpt_BR
dc.subjectVibrationpt_BR
dc.titleModel-based ai approach for knock control in spark ignition engine by vibration block modelingpt_BR
dc.title.alternativeAbordagem de inteligência artificial baseada em modelos para controle de detonação em motor de ignição por centelha por meio de modelagem de blocos de vibraçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Detonação do Motor representa uma ameaça significativa para a integridade e o desempenho dos motores de ignição por faísca, levando a uma diminuição da eficiência, potência e desempenho geral. As estratégias de controle tradicionais utilizam sensores de detonação para identificar e mitigar esses efeitos adversos, embora estes nem sempre possam fornecer respostas precisas ou oportunas. Este trabalho apresenta uma abordagem inovadora baseada em modelos para o controle de detonação, utilizando técnicas de Inteligência Artificial. Especificamente, propomos um modelo de Rede Neural Artificial de séries temporais projetado para simular as vibrações do bloco do cilindro do motor de Ignição por Faísca. Este estudo investiga modelos baseados em mecanismos de atenção, Long Short Term Memory (LSTM), e modelos de Rede Neural Convolucional. Esses modelos são treinados usando dados vibracionais de blocos de motores, desenvolvendo assim uma compreensão abrangente dos comportamentos únicos do motor. Entre os modelos, o modelo LSTM com mecanismos de atenção apresentou um desempenho ligeiramente superior, superando os outros dois modelos em toda a gama de condições de vibração do motor. Apesar dos resultados promissores, são necessários mais aprimoramentos e ajustes desses modelos para a implementação no mundo real. O modelo de IA proposto oferece uma direção promissora para avanços na tecnologia de controle de detonação, com implicações potenciais para melhorar a durabilidade, o desempenho e a eficiência de combustível.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1109-6813pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5512636138438184pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Max Mauro Dias-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7877-3554pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6212006974231025pt_BR
dc.contributor.referee1Corrêa, Fernanda Cristina-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4907-0395pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1495216809511536pt_BR
dc.contributor.referee2Justo Filho, João Francisco-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1948-7835pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0482334057028794pt_BR
dc.contributor.referee3Yoshino, Rui Tadashi-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7267-4464pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1374012206166960pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

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