Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Willian Rodrigues de-
dc.date.accessioned2018-08-06T15:40:39Z-
dc.date.available2018-08-06T15:40:39Z-
dc.date.issued2018-03-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Willian Rodrigues de. Planejamento de escrita em meio digital e analógico. 2018. 175 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3319-
dc.description.abstractThe present study analyzed, from the socio-theoretical approach for studies on textual genres, the process of producing gender-based argumentative planning (opinion article) in two distinct supports: digital, word processor "Word 2010", using keyboard, mouse and monitor e; in traditional holder, paper with ballpoint pen. The writing planning process and its relation with the final version of the texts were highlighted, but some implications were also evaluated between producing in each of the supports, when appropriate. In order to do so, the scientific methodology, of an interpretative nature that guided this work, was elaborated based on the assumptions of Deslandes (1992), Chizzotti (2006) and Minayo (1992). In order to participate in the research and to write in the two supports, 10 students of Portuguese Literature were selected because they are producers of texts that are already in Higher Education and have contact with the two technological strands analyzed here: analog and digital. With regard to the choice of the genre that was produced and its characterization, the work was based on the ethnographic sociorre-theoretical proposal: Swales (1990) and Bhatia (1993); socio-historical cultural sociorecretor: Miller (1992), Freedman (1994), Swales (1996) Bazerman (2006) and Devitt (2009); and communicative: Gülich (1970), Steger (1982), Bergmann (1995) and Berkenkotter (1995). As regards the studies on writing and reading in the supports investigated here, the basic work considered comes from the studies of Haas (1995), on the use of technology for the promotion of writing and the concepts on literacy / multiletramentos, supported by authors such as: Rojo (2013), Street (2012) and Kleiman (2014). The main result obtained with this research indicates that each of the supports investigated, the digital and the analogue, demands a specific strategy to plan and produce with quality the discursive genre, opinion article.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEscrita - Planejamentopt_BR
dc.subjectEscrita - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectProcessamento de palavras - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectComunicação escrita - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectPesquisa socialpt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectWriting - Planningpt_BR
dc.subjectWriting - Effect of technological innovations onpt_BR
dc.subjectWord processing - Social aspectspt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectRhetoricpt_BR
dc.subjectComputer literacypt_BR
dc.subjectWritten communication - Technological innovationspt_BR
dc.subjectSocial sciences - Researchpt_BR
dc.subjectLanguage and languagespt_BR
dc.titlePlanejamento de escrita em meio digital e analógicopt_BR
dc.title.alternativeWriting planning in digital and analog supportpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo analisou, a partir da abordagem sociorretórica para estudos sobre gêneros textuais, o processo de produção de planejamento do gênero de base argumentativa (artigo de opinião) em dois suportes distintos: digital, processador de texto “Word 2010”, com uso de teclado, mouse e monitor e; no suporte tradicional, papel com caneta esferográfica. Comparou-se, em destaque, o processo de planejamento da escrita e sua relação com a versão final dos textos, porém também foram avaliadas algumas implicações entre se produzir em cada um dos suportes, quando oportuno. Para tanto, a metodologia científica, de caráter interpretativista, que norteou este trabalho, foi elaborada com base nos pressupostos de Deslandes (1992), Chizzotti (2006) e Minayo (1992). Para participar da pesquisa e escrever nos dois suportes, foram selecionados 10 alunos de Letras Português, por serem produtores de textos que já estão no Ensino Superior e terem contato com as duas vertentes tecnológicas aqui analisadas: analógica e digital. No que diz respeito ao encaminhamento para a escolha do gênero que foi produzido e sua caracterização, o trabalho se valeu da proposta sociorretórica de caráter etnográfico: Swales (1990) e Bhatia (1993); sociorretórica sócio-histórica cultural: Miller (1992), Freedman (1994), Swales (1996) Bazerman (2006) e Devitt (2009); e comunicativa: Gülich (1970), Steger (1982), Bergmann (1995) e Berkenkotter (1995). No que se refere aos estudos sobre escrita e leitura nos suportes aqui investigados, o trabalho de base considerado vem dos estudos de Haas (1995), sobre o uso da tecnologia para a promoção da escrita e dos conceitos sobre letramento/ multiletramentos, sustentados por autores como: Rojo (2013), Street (2012) e Kleiman (2014). O principal resultado obtido com esta pesquisa aponta que, cada um dos suportes investigados, o digital e o analógico, demanda um tipo de estratégia específica para planejar e produzir com qualidade o gênero discursivo, artigo de opinião.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9386569580495939pt_BR
dc.contributor.advisor1Finau, Rossana Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152070189347993pt_BR
dc.contributor.referee1Finau, Rossana Aparecida-
dc.contributor.referee2Gusso, Angela Mari-
dc.contributor.referee3Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEL_M_Oliveira, Willian Rodrigues de_2018.pdf4,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.