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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Sula-
dc.date.accessioned2024-01-08T13:03:07Z-
dc.date.available2024-01-08T13:03:07Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationFERNANDES, Sula. Salada de frutas alfabética: jogo educacional para auxiliar a aprendizagem da leitura via método fônico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33156-
dc.description.abstractThis work aims to create a digital game for mobile devices on the Android platform to support and encourage learning to read via the phonic method. It is aimed at children aged four to eight, in the literacy phase. The application uses the phonic method as a basis, which consists of teaching the Portuguese language through the phoneme-grapheme association, starting from individual sounds and associating them with their graphic representation and rules of the Brazilian Portuguese Alphabetic System. To develop the game, the most popular platform for creating digital games was used, Unity, which allows the creation of both 3D and 2D games, with Unity 2D being used in this project, with development in C#. The game is structured into phase and subphase. In the phase, the child must collect fruits with letters corresponding to the spoken sounds; In the sub-phase, fruit salads with words formed from the phase's letters must feed the animals. The phases progress according to the level of difficulty of learning to read in Portuguese. The game was tested with elementary school children. At the end of the test, some difficulties could be observed, such as recognizing some letter sounds, which will decrease with literacy. The game was well received by the children. From a computational point of view, the game's operation is in accordance with its purpose and the age range it is intended for, being able to help with literacy in a playful way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectGramática comparada e geral - Fonologiapt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectGrammar, Comparative and general - Phonologypt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleSalada de frutas alfabética: jogo educacional para auxiliar a aprendizagem da leitura via método fônicopt_BR
dc.title.alternativeAlphabetical fruit salad: educational game to help learning reading via the phonic methodpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo a criação de um jogo digital para dispositivos móveis da plataforma Android para suporte e estímulo ao aprendizado da leitura via método fônico. Destina-se a crianças de quatro a oito anos, em fase de alfabetização. O aplicativo utiliza como base o método fônico, que consiste em ensinar a língua portuguesa por meio da associação fonema-grafema, partindo dos sons individuais e associando-os com sua representação gráfica e regras do Sistema Alfabético do Português Brasileiro. Para o desenvolvimento do jogo, utilizou-se a plataforma mais popular para a criação de jogos digitais, o Unity, a qual possibilita a criação de jogos tanto 3D quanto 2D, sendo o Unity 2D empregado neste projeto, com desenvolvimento em C#. O jogo é estruturado em fase e subfase. Na fase, a criança deve coletar frutas com letras correspondentes aos sons falados; na subfase, saladas de frutas com palavras formadas com as letras da fase devem alimentar os animais. As fases progridem de acordo com o nível de dificuldade da aprendizagem da leitura em português. O jogo foi testado com crianças do Ensino Fundamental. Ao final do teste algumas dificuldades puderam ser observadas, como reconhecer alguns sons de letras, o que diminuirá com a alfabetização. O jogo foi bem aceito pelas crianças. Do ponto de vista computacional, o funcionamento do jogo está de acordo com seu propósito e faixa etária a que se propõe, estando apto a auxiliar na alfabetização de forma lúdica.pt_BR
dc.degree.localSanta Helenapt_BR
dc.publisher.localSanta Helenapt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Vera Lucia Vasilévski dos Santos-
dc.contributor.advisor-co1Costa, Agnaldo da-
dc.contributor.referee1Araújo, Vera Lucia Vasilévski dos Santos-
dc.contributor.referee2Costa, Agnaldo da-
dc.contributor.referee3Rocha, Davi Marcondes-
dc.contributor.referee4Schneider, Eduarda Maria-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:SH - Ciência da Computação

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