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dc.creatorSilva, Paulo Rodrigues da-
dc.date.accessioned2024-01-04T12:07:53Z-
dc.date.available2024-01-04T12:07:53Z-
dc.date.issued2023-11-21-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Rodrigues da. Programa Nacional de Assistência Estudantil e seu acesso no contexto da UTFPR: proposta de uso de ferramentas da linguagem simples no edital de auxílio estudantil. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33146-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Proposta de uso de ferramentas da linguagem simples no edital de auxílio estudantil: relatório técnicopt_BR
dc.description.abstractThe difficulty in understanding information disclosed by the Public Administration is a fact that directly affects citizens. This problem also affects universities, causing particular harm in accessing the services offered. This research aims to understand the contributions of integrating Plain Language strategies in improving the Call for Student Aid at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), aiming to facilitate access, comprehension, and inclusion of the beneficiaries of the National Student Assistance Program. Due to the Covid-19 pandemic, the processes for requesting Student Aid have become computerized, a procedure in effect since 2020. However, numerous difficulties have been observed among students in understanding information regarding documentation, among other instructions. Therefore, this problem was investigated based on a qualitative approach, wherein, through a literature review, the main discussions by authors investigating topics related to Student Aid programs and Plain Language movement were outlined. Data collection occurred, in the first phase, through documentary research, mainly from the guides and manuals produced by the Plain Language Brazil Network and Participant Observation in a group analyzing documents related to Student Aid. In the second phase, the focus was on the UTFPR Student Aid call, where a proposal for using Plain Language tools for the Student Aid Call was developed, based on the purpose of simplifying communication, aiming at service access and transparency in Public Administration. The research demonstrated that using Plain Language can facilitate the understanding of the Student Aid Call. Another result was the relevance of visual presentation compared to other Plain Language tools. Finally, the use of Plain Language can be a factor that facilitates access to assistance policies and helps in the academic retention in Higher Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEstudantes - Programas de assistênciapt_BR
dc.subjectTransparência na administração públicapt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectStudent assistance programspt_BR
dc.subjectTransparency in governmentpt_BR
dc.subjectLanguage and educationpt_BR
dc.titlePrograma Nacional de Assistência Estudantil e seu acesso no contexto da UTFPR: proposta de uso de ferramentas da linguagem simples no edital de auxílio estudantilpt_BR
dc.title.alternativeNational Student Assistance Program and its access in the context of UTFPR: proposal for the use of simple language tools in the student aid noticept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA dificuldade de entender informações divulgadas pela Administração Pública é um fato que afeta diretamente os cidadãos. Esse problema acomete também as universidades, o que provoca prejuízo, em especial, no acesso aos serviços ofertados. Essa pesquisa tem o objetivo de compreender as contribuições da integração de estratégias de Linguagem Simples no aprimoramento do Edital de Auxílio Estudantil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com vistas à facilitação do acesso, da compreensão e da inclusão dos acadêmicos beneficiários do Programa Nacional de Assistência Estudantil. Devido à pandemia de Covid-19, os processos de solicitação do Auxílio Estudantil passaram a ser informatizados, procedimento em vigor desde 2020. Contudo observa-se inúmeras dificuldades, por parte dos acadêmicos, em entender as informações a respeito de documentação, dentre outras orientações. Dessa forma investigou-se esse problema calcado em uma pesquisa de abordagem qualitativa quando, por meio de levantamento bibliográfico, foram arroladas as principais discussões de autores que investigam as temáticas relacionadas aos programas de Auxílio Estudantil e também ao movimento da Linguagem Simples. A coleta de dados ocorreu, numa primeira fase, mediante pesquisa documental, principalmente a partir dos guias e manuais produzidos pela Rede Linguagem Simples Brasil e pela Observação Participante em um grupo de análise de documentos relacionados ao Auxílio Estudantil. Na segunda fase o foco recaiu sobre o edital de Auxílio Estudantil da UTFPR, quando foi produzida uma proposta de uso de ferramentas da Linguagem Simples para o Edital de Auxílio Estudantil, embasados no propósito de descomplicar a comunicação, com vistas ao acesso aos serviços e à transparência na Administração Pública. A pesquisa mostrou que o emprego da Linguagem Simples pode facilitar a compreensão do Edital de Auxílio Estudantil. Outro resultado foi a relevância da apresentação visual em relação às outras ferramentas de Linguagem Simples. Por fim, o emprego da Linguagem Simples pode ser um fator que facilita o acesso às políticas de assistência e auxilia na permanência do acadêmico no Ensino Superior.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0120-2005pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208858048075587pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Oséias Santos de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7975-386Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4224600108048834pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Oséias Santos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7975-386Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4224600108048834pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Hilda Alberton de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0693-7377pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2988999957558159pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Kellcia Rezende-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8663-4615pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7169364895636739pt_BR
dc.contributor.referee4Luz, Nanci Stancki da-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-4970-2498pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274116207418522pt_BR
dc.contributor.referee5Rasoto, Vanessa Ishikawa-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-4174-9619pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5497450906300358pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
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