Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGutmann, Ana Paula-
dc.creatorRocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.creatorArruda, Sergio de Mello-
dc.date.accessioned2023-12-06T21:28:54Z-
dc.date.available2023-12-06T21:28:54Z-
dc.date.issued2020-10-08-
dc.identifier.citationGUTMANN, Ana Paula; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia; ARRUDA, Sergio de Mello. Análise da aprendizagem de densidade da matéria em uma aula investigativa no ensino fundamental. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8858. Acesso em: 6 dez. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33013-
dc.description.abstractThe Density content of the subject is taught in the 9th grade of Elementary School to introduce young students to the chemistry discipline, presenting the main properties present in all subjects, such as mass and volume. By referring to relatively new content for students, the investigative methodology can be a way to engage them in the learning process. The present article had as objective to analyze the process of construction of knowledge related to the concept of density of matter, in addition to reflecting on procedural learning enhanced by a class based on research teaching. Because it's a student-centered approach, the methodology of research teaching makes the educational process more participatory and dialogic, providing students with the construction of scientific knowledge. Of qualitative nature, this proposal was developed from an activity applied in a class of elementary education II, in the city of Londrina, PR. It was proposed to the students the development and the dissemination of the content explored through descriptive reports of the activity. The results show that the investigative activity favored the learning of the concepts of the density of matter, in addition to presenting evidence of procedural learning during the educational process, which allows us to recommend this teaching methodology to the development of the protagonism of the student in the construction of his knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofResearch, Society and Developmentpt_BR
dc.relation.urihttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8858pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleAnálise da aprendizagem de densidade da matéria em uma aula investigativa no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of density learning of matters in an investigative classroom in fundamental teachingpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoO conteúdo de Densidade da matéria é ministrado no 9º ano do Ensino Fundamental com o intuito de introduzir os jovens estudantes na disciplina de química, apresentando as principais propriedades presente em toda matéria, como massa e volume. Por referir-se a um conteúdo relativamente novo para os estudantes, a metodologia investigativa pode ser uma forma de engajá-los no processo de aprendizagem. O presente artigo teve como objetivo analisar o processo de construção de conhecimentos relativos ao conceito de densidade da matéria, além de refletir sobre a aprendizagem procedimental potencializada por uma aula baseada no ensino por investigação. Por ser uma abordagem centrada no estudante, a metodologia de ensino por investigação torna o processo educativo mais participativo e dialógico, propiciando aos estudantes a construção do conhecimento científico. De natureza qualitativa, esta proposta foi desenvolvida a partir de uma atividade aplicada em uma turma do Ensino Fundamental II, na cidade de Londrina, PR. Propôs-se aos estudantes o desenvolvimento e a divulgação do conteúdo explorado mediante relatórios descritivos da atividade. Os resultados mostram que a atividade investigativa favoreceu o aprendizado dos conceitos de densidade da matéria, além de apresentarem indícios de aprendizagem procedimental durante o processo educativo, o que nos permite recomendar essa metodologia de ensino face ao desenvolvimento do protagonismo do aluno na construção de seu conhecimento.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8858pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aprendizagemaulainvestigativa.pdf232,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons