Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSalles, Patricia Guilhem de-
dc.date.accessioned2023-12-06T19:54:48Z-
dc.date.available2023-12-06T19:54:48Z-
dc.date.issued2023-09-21-
dc.identifier.citationSALLES, Patricia Guilhem de. Tom caderno de ensaios da Universidade Federal do Paraná (2015-2019): projeto de extensão permeado por arte, cultura, encontros, práticas e significados. 2023. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33011-
dc.description.abstractThis qualitative case study aims to understand how the practices carried out in the extension project TOM – Laboratory of Communication Practices and Diffusion for Culture, contributed to the constitution and sharing of meanings between the social actors involved in the stages of creation, production and dissemination of the TOM Portfolio of Essays of the Federal University of Paraná (2015-2019). TOM is a semi-annual publication, in digital format, indexed in the National Library (ISSN: 2448-136X) and idealized by the Cultural Coordination of the Pro-Rectory of Extension and Culture of UFPR with the purpose of encouraging and disseminating criticism and reflection on artistic and cultural productions, with emphasis on respect for cultural diversity. Thus, I proposed to verify which public policies for culture and which university extension norms guided the creation of the publication; identify the network of social actors (curators and students) involved in the stages of creation, production and dissemination of Portfolios, published from 2015 to 2019; to map the practices carried out by the curators and students during the stages of development of the editions and to analyze how these practices contributed to the constitution and sharing of meanings between them. As a strategy for data survey, I relied on documentary research and on the phenomenological interview technique, whose analysis was based on Content Analysis and Cultural Studies, as a theoretical framework. Therefore, I conclude the research by answering how the practices carried out in university extension projects contribute to the constitution and sharing of meanings between the social actors involved from the testimonies of the interviewees in this investigation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectComunicação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectDifusão culturalpt_BR
dc.subjectPeriódicos acadêmicospt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Periódicospt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPluralismo culturalpt_BR
dc.subjectRelações humanas e culturapt_BR
dc.subjectCommunication - Social aspectspt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.subjectCulture diffusionpt_BR
dc.subjectScholarly periodicalspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Periodicalspt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectCultural pluralismpt_BR
dc.subjectInterpersonal relations and culturept_BR
dc.titleTom caderno de ensaios da Universidade Federal do Paraná (2015-2019): projeto de extensão permeado por arte, cultura, encontros, práticas e significadospt_BR
dc.title.alternativeTom portfolio of essays of the Federal University of Paraná (2015-2019): extension project permeated by art, culture, meetings, practices and meaningspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo de caso, de caráter qualitativo, tem por objetivo compreender de que forma as práticas realizadas no projeto de extensão TOM – Laboratório de Práticas de Comunicação e Difusão para a Cultura, contribuíram para a constituição e compartilhamento de significados entre os atores sociais envolvidos nas etapas de criação, produção e divulgação do TOM Caderno de Ensaios da Universidade Federal do Paraná (2015-2019). O TOM é uma publicação de periodicidade semestral, em formato digital, indexado na Biblioteca Nacional (ISSN: 2448-136X) e idealizado pela Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR com o propósito de incentivar e difundir a crítica e a reflexão sobre as produções artísticas e culturais, com ênfase no respeito à diversidade cultural. Assim, me propus a verificar quais as políticas públicas para a cultura e quais as normatizações da extensão universitária nortearam a criação da publicação; identificar a rede de atores sociais (curadores/as e estudantes) envolvida nas etapas de criação, produção e divulgação dos Cadernos, publicados de 2015 a 2019; mapear as práticas realizadas pelos/as curadores/as e estudantes durante as etapas de desenvolvimento das edições e analisar de que forma estas práticas contribuíram para a constituição e compartilhamento de significados entre eles(as). Como estratégia para o levantamento dos dados apoiei-me na pesquisa documental e na técnica da entrevista fenomenológica, cuja análise foi fundamentada pela Análise de Conteúdo e pelos Estudos Culturais, como referencial teórico. Então, concluo a pesquisa respondendo de que forma as práticas realizadas nos projetos de extensão universitária contribuem para a constituição e compartilhamento de significados entre os atores sociais envolvidos a partir dos depoimentos dos/as entrevistados/as nesta investigação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0828-6854pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5158032910039079pt_BR
dc.contributor.advisor1Corrêa, Ronaldo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1894-1944pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3869130149433615pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Deborah Rebello-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4598-5347pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9838154979199581pt_BR
dc.contributor.referee2Picanço, Deise Cristina de Lima-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2234-2090pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756129434804412pt_BR
dc.contributor.referee3Silveira, Luciana Martha-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0990-0892pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969574876271040pt_BR
dc.contributor.referee4Cremasco, Maria Virginia Filomena-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-2968-8729pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0669991177284690pt_BR
dc.contributor.referee5Corrêa, Ronaldo de Oliveira-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-1894-1944pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3869130149433615pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
culturaextensaopraticassignificados.pdf16,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons