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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrigotto, Rodrigo Luiz-
dc.date.accessioned2018-08-02T15:39:15Z-
dc.date.available2018-08-02T15:39:15Z-
dc.date.issued2018-04-13-
dc.identifier.citationFRIGOTTO, Rodrigo Luiz. Análise da qualidade de áudio no serviço móvel aeronáutico. 2018. 160 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3300-
dc.description.abstractFrom the airplane until reaching air-traffic controllers, transmitted signals that carry audio information may suffer different kinds of degradation. Radio interference, range or canalization issues and the use of compression are among the most common sources of audio degradation in aeronautical communications. In this work it is studied the speech quality in aeronautical communications, using standardized subjective tests applied over signal degradations of normally used aeronautical telecommunication systems of the SISCEAB (Brazilian System of Airspace Control). For this purpose, an audio database was prepared, with reference speech signals being recorded in a professional audio studio. These signals were latter submitted to different degradations of the common means of communication used in airspace control and, next, were evaluated, as standardized in the ITU-T P.800 standard, by human subjects in order to express the MOS, an audio quality index. Latter, these indexes were used to test the performance of two objective analysis algorithms, the PESQ (ITU-T P.862) and the SESQ (ITU-T P.563), in order to verify if they could predict the MOS of signals degraded by the means used in air-traffic control communications. The results show wide variations in the MOS depending on the media used, with marked variation in communications that used radiofrequency. It was also observed that the PESQ showed good performance predicting the MOS of telecommunication systems used in the SISCEABpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAeroportos - Controle de tráfegopt_BR
dc.subjectProcessamento de sinaispt_BR
dc.subjectSistemas de processamento da falapt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectCodificador de vozpt_BR
dc.subjectSistemas de comunicação sem fiopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectMétodos de simulaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectAirports - Traffic controlpt_BR
dc.subjectSignal processingpt_BR
dc.subjectSpeech processing systemspt_BR
dc.subjectQuality controlpt_BR
dc.subjectVocodept_BR
dc.subjectWireless communication systemspt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectSimulation methodspt_BR
dc.subjectElectric engineeringpt_BR
dc.titleAnálise da qualidade de áudio no serviço móvel aeronáuticopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of speech quality in the aeronautical mobile servicept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAté chegar ao controlador de tráfego aéreo os sinais transmitidos que carregam informações de áudio podem sofrer diferentes degradações, seja por interferências, atenuações por problemas de cobertura, problemas de canalização, uso de algoritmos de compressão ou escolha de melhor sinal, entre outros. Neste trabalho é realizado um estudo de qualidade de voz nas telecomunicações aeronáuticas, utilizando o método de análise subjetiva aplicado a sinais provenientes de diferentes meios utilizados comumente no Sistema de Controle de Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Para tal, foi estabelecida uma base de sinais de áudio de voz de referência gravadas em estúdio, e estes sinais submetidos a diferentes degradações presentes nos meios de comunicações utilizados nas atividades de controle de espaço aéreo. Em seguida os sinais foram analisados conforme normatizado pela norma ITU-T P.800, por seres humanos de maneira a encontrar o índice de qualidade de voz, denominado Mean Opinion Score ou MOS. Com estes dados foram testados métodos de análise objetivos do PESQ (Perceptual Evaluation of Speech Quality) e SESQ (Single-Ended Speech Quality Assessment) e verificados os seus desempenhos na determinação do MOS previsto em frente aos problemas de qualidade de áudio peculiares dos meios de comunicação do SISCEAB. Os resultados mostram ampla variação do MOS dependendo do meio utilizado, com degradação mais acentuada nas comunicações que empregaram rádio-frequência. Também foi observado que o PESQ apresentou bom desempenho na previsão do MOS de sistemas de telecomunicações empregados no SISCEAB.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4228928862414730pt_BR
dc.contributor.advisor1Pohl, Alexandre de Almeida Prado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9118815178885363pt_BR
dc.contributor.referee1Pohl, Alexandre de Almeida Prado-
dc.contributor.referee2Farias, Mylène Christine Queiroz de-
dc.contributor.referee3Nakano, Alberto Yoshihiro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

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