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dc.creatorCandido, Guilherme Barbosa-
dc.date.accessioned2023-12-05T21:51:13Z-
dc.date.available2023-12-05T21:51:13Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.citationCANDIDO, Guilherme Barbosa. Passe o controle, é a vez delas: estratégias de design contra o machismo em jogos digitais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33006-
dc.description.abstractThis research resides in the context of discussion about digital games, chauvinism and the possibilities for designers to act with attention to education and ethics issues, and problematization of reality. In a society marked by violence against women, the educational process become an essential tool for an active dialogue in the school environment, as a way to combat sexism. By proposing an open educational resource to support the school curriculum, based on the context of games and the digital experience, we bring together the role of designers as catalysts for social and cultural transformations, allowing dialogues, discourses and new visions about the reality. As a result of the research, we present a website and a user guide focused on educators, parents and high school students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectRecursos Educacionais Abertospt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectJovens - Educaçãopt_BR
dc.subjectMachismopt_BR
dc.subjectOpen educational resourcespt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectYoung adults - Educationpt_BR
dc.titlePasse o controle, é a vez delas: estratégias de design contra o machismo em jogos digitaispt_BR
dc.title.alternativePass the control, it’s their time: design strategies against chauvinism in digital gamespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa reside no contexto das discussões sobre os jogos digitais, o machismo e as possibilidades de atuação de designers com atenção às questões de educação, ética e problematização da realidade. Em uma sociedade marcada pela violência contra as mulheres, os processos educacionais tornam-se uma ferramenta essencial para um diálogo ativo com a comunidade escolar, como forma de combate ao machismo. Entendemos que ao propor um recurso educacional aberto (REA) de apoio ao currículo escolar, a partir do contexto dos jogos e da experiência digital, aproximamos o papel de designers como catalizadores de transformações sociais e culturais, possibilitando diálogos, discursos e novas visões sobre a realidade. Como produto da pesquisa, apresentamos um website e um roteiro de uso para educadores, pais e estudantes do ensino médio.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Claudia Bordin Rodrigues da-
dc.contributor.referee1Silva, Claudia Bordin Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Mazzarotto Filho, Marco Andre-
dc.contributor.referee3França, Ana Claudia Camila Veiga de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programDesignpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
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