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dc.creatorCardoso, Jackson-
dc.date.accessioned2023-12-04T21:30:19Z-
dc.date.available2023-12-04T21:30:19Z-
dc.date.issued2023-10-19-
dc.identifier.citationCARDOSO, Jackson. Engenharia de dados no apoio à análise dos egressos de um curso de bacharelado em sistemas de informação. 2023. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33000-
dc.description.abstractConsidering the ‘fragmentation/scattering of data’ and the need for support in analyzing the outcomes and employability of graduates, along with the motivation to outline data engineering, this work aims to explore the use of data engineering in supporting the decision-making process during the restructuring of the bachelor’s degree program in Information Systems at a Brazilian public university. Utilizing analytical data processing techniques, integrating information from various sources (university system, LinkedIn, and web forms), and providing key performance indicators (KPIs) for monitoring by decision-makers (coordinator and course board), a support tool was created for the strategic planning of the program. This tool features intuitive, cloudbased visual resources, enabling comprehensive data exploration and analysis. The goal is to foster the organization’s data intelligence, enabling collectively informed decision-making. The exploratory research addressed essential concepts and contributions on the subject, following a data engineering process applied to the analysis of graduates as a methodology for technology and knowledge generation. The resulting artifact was demonstrated to the user group in a corporate IT environment, obtaining feedback on its effectiveness in supporting decisionmaking.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectInteligência coletivapt_BR
dc.subjectComputação em nuvempt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectDashboards (Sistemas de informação gerencial)pt_BR
dc.subjectSistemas de suporte de decisãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Análisept_BR
dc.subjectBig datapt_BR
dc.subjectSwarm intelligencept_BR
dc.subjectCloud computingpt_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.subjectData basespt_BR
dc.subjectDashboards (Management information systems)pt_BR
dc.subjectDecision support systemspt_BR
dc.subjectCollege students - Analysispt_BR
dc.titleEngenharia de dados no apoio à análise dos egressos de um curso de bacharelado em sistemas de informaçãopt_BR
dc.title.alternativeData engineering in supporting the analysis of graduates of a bachelor's degree program information systemspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoConsiderando a ‘fragmentação/dispersão de dados’ e a necessidade de suporte para analisar o desempenho e a empregabilidade dos egressos, bem como o desejo de estabelecer a engenharia de dados, este trabalho tem como objetivo explorar o papel da engenharia de dados no apoio à tomada de decisões durante a reestruturação do curso de bacharelado em Sistemas de Informação em uma universidade pública brasileira. Utilizando técnicas de processamento analítico de dados, integrando informações de diversas fontes (sistema da universidade, LinkedIn e formulários web), e disponibilizando indicadores-chave de desempenho (KPIs) para monitoramento pelos decisores (coordenador e colegiado do curso), buscou-se criar uma ferramenta de suporte para o planejamento estratégico do curso. Essa ferramenta apresenta recursos visuais intuitivos e interativos baseados em nuvem, proporcionando uma análise abrangente e facilitando a interpretação dos dados. A intenção é impulsionar a inteligência de dados da organização, possibilitando a tomada de decisões fundamentadas em dados de maneira colaborativa. A pesquisa exploratória abordou conceitos essenciais e contribuições sobre o tema, seguindo um processo de engenharia de dados aplicado à análise de egressos como metodologia para a tecnologia e geração de conhecimento. O artefato resultante foi demonstrado ao grupo de usuários em um ambiente de TI corporativo, obtendo feedback sobre sua eficácia para subsidiar a tomada de decisões.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5146475106549863pt_BR
dc.contributor.advisor1Graeml, Alexandre Reis-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9414-1055pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4974122990012680pt_BR
dc.contributor.referee1Graeml, Alexandre Reis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9414-1055pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4974122990012680pt_BR
dc.contributor.referee2Kozievitch, Nádia Puchalski-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2286-9623pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9727123750824948pt_BR
dc.contributor.referee3Araujo, Renata Mendes de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8674-1728pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3589012014320121pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
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