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dc.creatorPando, Luciano Urgal-
dc.date.accessioned2018-08-02T15:30:49Z-
dc.date.available2018-08-02T15:30:49Z-
dc.date.issued2018-06-14-
dc.identifier.citationPANDO, Luciano Urgal. Avaliação de técnicas de estimação da matriz origem-destino do tráfego de veículos em cidades. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3299-
dc.description.abstractThe knowledge of urban mobility patterns is important to maintain good public services as well as for city planning. These mobility patterns can be characterized by using expensive fieldwork or through the huge amount of data available from services and environmental monitoring in smart cities. The origin-destination matrix estimation aims to estimate the traffic of vehicles between two particular origin and destination areas in the city from traffic observed by sensors installed on roads or from probe vehicles. This work evaluates and compares four origin-destination matrix estimation techniques: least squares, mixed-integer linear programming (MILP), genetic algorithm and particle swarm optimization (PSO). Two cities are considered as case studies: OPorto and Curitiba. The city of OPorto in Portugal has data from taxi trips used as probe vehicles. Curitiba in Brazil has road traffic sensors. In addition, due to georeferenced spatial data, algorithms for clustering and map matching are considered to characterize areas of origin-destination and routes, respectively. The case studies show better results for MILP and PSO estimates. However, they strongly depend on the amount and position of sensors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subjectProgramação heurísticapt_BR
dc.subjectMínimos quadradospt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.subjectAlgorítmos genéticospt_BR
dc.subjectPartículas (Física nuclear)pt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectTrânsito - Fluxopt_BR
dc.subjectTransporte Urbano - Porto (Portugal)pt_BR
dc.subjectTransporte Urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectSistemas inteligentes de veículos rodoviáriospt_BR
dc.subjectPlanejamento urbano - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectTraffic engineeringpt_BR
dc.subjectHeuristic programmingpt_BR
dc.subjectLeast squarespt_BR
dc.subjectLinear programmingpt_BR
dc.subjectGenetic algorithmspt_BR
dc.subjectParticles (Nuclear physics)pt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectTraffic flowpt_BR
dc.subjectUrban transportation - Porto (Portugal)pt_BR
dc.subjectUrban transportation - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectIntelligent transportation systemspt_BR
dc.subjectCity planningTechnological innovationspt_BR
dc.subjectElectric engineeringpt_BR
dc.titleAvaliação de técnicas de estimação da matriz origem-destino do tráfego de veículos em cidadespt_BR
dc.title.alternativeEvaluating origin-destination matrix estimation approaches for urban traffic of vehiclespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO conhecimento do padrão de mobilidade urbana é importante tanto para oferta de serviços públicos de qualidade quanto para planejamento das cidades. Isso pode ser feito através de onerosas pesquisas de campo ou utilizando a enorme quantidade de dados provenientes da monitoração de serviços e do ambiente urbano nas cidades inteligentes. A estimação da matriz origem-destino tem por objetivo obter uma estimação de tráfego de veículos entre determinadas origens e destinos da cidade, a partir do tráfego observado nas vias públicas através de sensores ou veículos sonda. Este trabalho avalia e compara quatro técnicas de estimação da matriz origem-destino: mínimos quadrados, programação linear inteira mista (MILP), algoritmo genético e enxame de partículas (PSO). Duas cidades são consideradas como estudos de caso: Porto e Curitiba. A cidade do Porto em Portugal dispõe de dados de viagens de táxi utilizados como veículos sonda. A cidade de Curitiba dispõe de sensores de tráfego de veículos nas vias públicas. Com o uso de dados georreferenciados de mobilidade, são considerados também algoritmos de agrupamento espacial para estabelecer áreas de origem e destino e de "map matching" para caracterizar rotas associadas aos deslocamentos. Os resultados obtidos mostram ligeira superioridade para a estimação usando MILP e PSO, mas que dependem fortemente da quantidade e posição dos sensores nas vias.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4880468645865822pt_BR
dc.contributor.advisor1Lüders, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5158617067991861pt_BR
dc.contributor.referee1Lüders, Ricardo-
dc.contributor.referee2Pozo, Aurora Trinidad Ramirez-
dc.contributor.referee3Rosa, Marcelo de Oliveira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

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