Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32992
Título: | Relação do espaço escolar acessível no aprendizado dos alunos com deficiência |
Autor(es): | Lima, Alessandra Olympio de Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Guerrini, Daniel |
Palavras-chave: | Edifícios escolares Projeto de acessibilidade Inclusão escolar Aprendizagem School buildings Barrier-free design Mainstreaming in education Learning |
Data do documento: | 4-Jan-2020 |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | LIMA, Alessandra Olympio de; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia; GUERRINI, Daniel. Relação do espaço escolar acessível no aprendizado dos alunos com deficiência. Revista Educação, Cultura e Sociedade - RECS, Sinop-MT, v. 10, n. 1, p.202-217, jan./jun.2020. Disponível: https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/8533. Acesso em: 01 dez. 2023. |
Resumo: | São necessárias adequações para a escola receber alunos com deficiência, as quais influenciam no processo de apropriação do espaço pelo aluno. O presente artigo é uma revisão bibliográfica que visa analisar a produção a respeito da influência do ambiente construído acessível das escolas no aprendizado de alunos com necessidades especiais. Faz se necessário o estudo da forma que ambientes acessíveis influem e contribuem na aprendizagem do aluno, como o aluno vivencia esse ambiente, para a garantia do seu bem-estar. Objetivando estabelecer a relação entre acessibilidade da escola, comportamento no espaço construído e o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com deficiência sob a ótica deautores como Kowaltowski, Pavão, Guidalli entre outros, os trabalhos analisados revelam uma marginalização do aluno com deficiência e que o tema dessa pesquisa é recente, e possui pouco material produzido. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32992 |
ISSN: | 2237-1648 |
Aparece nas coleções: | PCS - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
espacoescolaracessivelaprendizado.pdf | 265,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons