Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDomingues, Mateus Augusto Ferreira Garcia-
dc.creatorSturion, Leonardo-
dc.creatorRocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.creatorReis, Marcia Cristina dos-
dc.date.accessioned2023-11-30T21:21:51Z-
dc.date.available2023-11-30T21:21:51Z-
dc.date.issued2021-12-29-
dc.identifier.citationDOMINGUES, Mateus Augusto Ferreira Garcia; STURION, Leonardo; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia; REIS, Marcia Cristina dos. Estudo de geometria analítica com o auxílio do GeoGebra numa turma do 3º ano do ensino médio. REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 6, p. 1-23, out./dez. 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3190. Acesso em: 30 nov. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2179-426Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32972-
dc.description.abstractFrom a diagnostic evaluation carried out in a third year of high school in a public school in the city of Londrina, there was a learning deficit in geometry, which prompted a study whose proposal is to use technological resources as a teaching tool for teaching this area of knowledge. The classes were mediated with Software GeoGebra for the purpose of investigating the effects of this resource on the mediation of the content of Analytical Geometry for the teaching and learning of students. To accomplish this, we used the qualitative methodology -descriptive of the moments experienced in the classroom. Through observations of the effects of mediation of this didactic resource conveyed in the action of students. It was found that the GeoGebra made it possible to better observe the concepts approached, therefore, in which it was possible to verify that the students were motivated and curious, and from this they were able to interact with the content, with digital technology and with other individuals involved (students and teacher) fact that encourages to continue the project in other classes in order to contribute to the teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofREnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.relation.urihttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3190pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectGeometria analíticapt_BR
dc.subjectGeoGebra (Software)pt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectGeração Zpt_BR
dc.subjectGeometry, Analyticpt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectGeneration Zpt_BR
dc.titleEstudo de geometria analítica com o auxílio do GeoGebra numa turma do 3º ano do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeStudy of analytical geometry with the assistance of GeoGebra in a class of the 3rd year of high schoolpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoA partir de uma avaliação diagnóstica, realizada em um terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Londrina, constatou-se um déficit de aprendizagem em Geometria, o que instigou a elaborar um estudo cuja proposta é a utilização de recursos tecnológicos como ferramenta didática para o ensino dessa área de conhecimento. As aulas foram mediadas com o software GeoGebra com a finalidade de investigar os efeitos desse recurso na mediação do conteúdo de Geometria Analítica para o ensino e aprendizagem dos alunos. Para realizá-lo, usou-se a metodologia qualitativo-descritiva dos momentos vivenciados na sala de aula. Por meio de observações dos efeitos da mediação desse recurso didático na ação dos alunos, constatou-se que o GeoGebra possibilitou melhor observação dos conceitos abordados. Por consequência, foi possível verificar que os estudantes ficaram motivados e curiosos, e, a partir disso, conseguiram interagir com o conteúdo, com a tecnologia digital e com os demais indivíduos envolvidos (alunos e professor), fato que motiva a dar continuidade ao projeto em outras aulas a fim de contribuir para o ensino.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26843/rencima.v12n6a25pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.citation.volume12pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
geometriaanaliticageogebra.pdf571,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons