Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3296
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Inlgyde Jeane da Silva-
dc.date.accessioned2018-08-01T20:58:42Z-
dc.date.available2018-08-01T20:58:42Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.citationVIEIRA, Inglyde Jeane da Silva. Análise de interações interlocutivas em um portal educacional online: tema e valoração. 2018. 223 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3296-
dc.description.abstractThis study presents a interlocutive interaction analysis in discussion forums named: “Comic books and literary classics”, “Film adaptation” and “Internetês”, inserted in Hora Atividade Interativa (HAI), an online platform of continuing education on Portal Educacional do Estado do Paraná (Portal Dia a Dia Educação). It was aimed to comprehend on this study how this interlocutive interaction in continuing education with Portuguese teachers on the online platform happen, resulting in a communication through digital technology. This investigation directed the analysis specifically to HAI as the online platform that promotes discussion in the forums in Portal Dia a Dia Educação, mostly to teachers and others involved in this online interaction, and how the sociodiscursive interactions are connected, aiming to comprehend the unbalancing relation between interlocutors. To discuss the subject, this study was theoretically based on the Dialogic Concept of Language, from Bakhtin’s Circle (BAKHTIN, 2003[1979]; 2015[1975]; VOLOCHÍNOV, 2013[1930]), to approach the concepts of language, utterance and discourse. Moreover, it mobilizes concepts from Applied Linguistics concerning continuing education presented in: Kleiman (2001), (2005); Rojo, (2000), (2009), (2013); Signorini, (2006). Methodologically, an interpretive-qualitative research was carried out (CELANI, 2005; DENZIN e LINCOLN, 2006 e MINAYO, 2013). From the data collected, utterance produced in three Portal forums were analyzed, from May to September of 2012 and May of 2013. These periods comprehend the only 3 (three) semester meetings of the subject Portuguese at forums. The interlocutors of the utterances were: Portuguese teachers from state schools of Paraná, subjects in continuing education and workers from Secretariat of Education and Technology Board in the state of Paraná, promoting agency. The research focused on describing/analyzing the utterances’ social auditorium; the utterances’ evaluative and themed horizons; the teachers’ voices of authorship; the conceptualization of content in teaching/apprenticeship and the conception of Language. As results, in continuing education context, the analysis pointed out to a more content approach on the themes presented in continuing education, as well as a prominent appreciation of the available materials and the official demand rather than the teacher’s beliefs acquired in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subjectAnálise do discurso literáriopt_BR
dc.subjectNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectComic books, strips, etc.pt_BR
dc.subjectComic books, strips, etc., in educationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectDiscourse analysis, Narrativept_BR
dc.subjectDiscourse analysis, Literarypt_BR
dc.subjectNarration (Rhetoric)pt_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.titleAnálise de interações interlocutivas em um portal educacional online: tema e valoraçãopt_BR
dc.title.alternativeInterlocutive interaction analysis in an online educational platform: theme and valuationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma análise de interações interlocutivas em fóruns de discussão, intitulados: “HQs e clássicos literários”, “Adaptações cinematográficas” e “Internetês”, inseridos no ambiente de formação continuada online Hora Atividade Interativa (HAI) no Portal Educacional do Estado do Paraná (Portal Dia a Dia Educação). Buscou-se compreender como se constituem essas interações interlocutivas em situação de formação continuada de professores de Língua Portuguesa, em ambientes online de interação (fóruns do Portal Dia a Dia Educação), ao que resulta em uma comunicação substancialmente mediada pela tecnologia digital. A investigação direcionou a análise para a HAI como o ambiente que mobiliza discussões nos fóruns do Portal, sobretudo para os professores e demais envolvidos na interação online, e como essas interações sociodiscursivas estão imbricadas, com vistas a compreender as relações assimétricas entre os interlocutores. Para discorrer sobre essas questões, o presente trabalho baseou-se teoricamente na Concepção Dialógica de Linguagem, do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2003[1979]; 2015[1975]; VOLOCHÍNOV, 2013[1930]), para abordar os conceitos de linguagem, enunciado e discurso. Além disso, buscou subsídios em estudos sobre a formação de professores, desenvolvidos no âmbito da Linguística Aplicada, tais como: Kleiman (2001), (2005); Rojo, (2000), (2009), (2013); Signorini, (2006). No âmbito metodológico, a pesquisa parte de uma abordagem qualitativa de natureza interpretativista (CELANI, 2005; DENZIN e LINCOLN, 2006 e MINAYO, 2013). Concernente aos dados, foram analisados enunciados materializados nos três fóruns do Portal, nos períodos de maio e setembro de 2012 e maio de 2013. Esse recorte temporal compreende aos 3 (três) únicos encontros semestrais da disciplina de Língua Portuguesa (LP) nos fóruns. Os interlocutores nesses enunciados são: professores de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Educação do Paraná, sujeitos em formação continuada e profissionais da Secretaria de Educação e Diretoria de Tecnologia, agência formadora. A pesquisa buscou descrever/analisar o auditório social dos enunciados; o horizonte temático e valorativo dos enunciados; as vozes de autoria do professor; a concepção de conteúdo de ensino aprendizagem e a concepção de Língua/Linguagem. Como resultados, no contexto dessa formação continuada, a análise aponta para uma acentuação conteudista dos temas em pauta na formação, bem como uma valoração mais proeminente dos materiais disponibilizados e da demanda oficial em detrimento aos posicionamentos dos professores advindos de seus saberes constituídos na prática educativa.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7580456563012491pt_BR
dc.contributor.advisor1Rohling, Nívea-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4539606122901901pt_BR
dc.contributor.referee1Rohling, Nívea-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Nara Caetano-
dc.contributor.referee3Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.referee4Finau, Rossana Aparecida-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEL_M_VIEIRA, Inglyde Jeane da Silva_2018.pdf6,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.