Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPolo, Daniela Brun-
dc.date.accessioned2023-11-28T15:25:39Z-
dc.date.available2023-11-28T15:25:39Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.identifier.citationPOLO, Daniela Brun. Desvendando a assistência estudantil: as diferenças entre o auxílio estudantil e os serviços de permanência estudantil. 2023. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32950-
dc.description.abstractThis research has as object of study the Student Aid Program in federal universities, which sought to understand and evaluate the organization, implementation and structuring of this program in federal universities located in the southern region of Brazil, through the information published on the official websites of these federal universities, evidencing the operationalization of student assistance, which deal with responses designed to address the vulnerabilities highlighted by academics. For this purpose, the present research adopts the modality of bibliographical and documentary study, from which it is intended to reflect on some of the contradictions present in the implementation of the public education policy at the higher education level, mainly with regard to student assistance. The methodology proposed for the development of the research has a qualitative character, having as theoretical support the dialectical historical materialist method, being an exploratory and explanatory research. The approach to the theme will seek to critically contextualize social policy, with emphasis on higher education, after the second university reform that took place in the neoliberal context, in order to achieve this objective, higher education will be “divided” between the existing governments after the 2000s. The emphasis of the educational social policy in higher education falls on the student assistance program, which articulates dimensions of public policy on higher education, which expresses one of its contradictions by referring both to the struggles of the student movement and as a strategic part of the capitalist expansion. The source material for the research will be obtained through data collection on the websites of federal universities in the southern region of the country, within which we will seek to identify the actions, programs and student assistance projects that these universities develop, both in terms of refers to “bolsification” as well as other services offered by universities. The effectiveness of the research will be based on documental and bibliographical analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápt_BR
dc.relation.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6912pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEstudantes - Auxílio financeiropt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.subjectStudent aidpt_BR
dc.titleDesvendando a assistência estudantil: as diferenças entre o auxílio estudantil e os serviços de permanência estudantilpt_BR
dc.title.alternativeUnraveling student assistance: the differences between student aid and student residence servicespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo o Programa de Auxílio Estudantil nas universidades federais, o qual buscou-se compreender e avaliar a organização, implementação e estruturação deste programa nas universidades federais localizadas na região sul do Brasil, através das informações publicizadas nos sites oficiais dessas universidades federais, evidenciando a operacionalização da assistência estudantil, que tratam das respostas elaboradas para o atendimento às vulnerabilidades evidenciadas por acadêmicos. Para essa finalidade, a presente pesquisa adota a modalidade de estudo bibliográfico e documental, a partir do qual se pretende refletir sobre algumas das contradições presentes na implementação da política pública de educação no nível do ensino superior, principalmente no que tange à assistência estudantil. A metodologia proposta para o desenvolvimento da pesquisa tem caráter qualitativo possuindo como aporte teórico o método materialista histórico dialético, sendo uma pesquisa exploratória e explicativa. A abordagem do tema buscará contextualizar criticamente a política social, com ênfase no ensino superior, após a segunda reforma universitária ocorrida no contexto neoliberal, para a realização de tal objetivo, o ensino superior será “dividido” entre os governos existentes após os anos 2000. A ênfase da política social educacional no ensino superior, recai sobre o programa de assistência estudantil, que articula dimensões da política pública de educação superior, que expressa uma de suas contradições ao se referir tanto às lutas do movimento estudantil, quanto como parte estratégica da expansão capitalista. O material fonte da pesquisa será obtido por meio levantamento de dados nos sites das universidades federais da região Sul do país, dentro dos quais buscar-se-á identificar as ações, programas e projetos de assistência estudantil que essas universidades desenvolvem, tanto no que se refere a “bolsificação” quanto outros serviços oferecidos pelas universidades.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localSanta Helenapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0002-9997-6080pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2297866840822091pt_BR
dc.contributor.advisor1Bidarra, Zelimar Soares-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3567-6794pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9813725752507728pt_BR
dc.contributor.referee1Bidarra, Zelimar Soares-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3567-6794pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9813725752507728pt_BR
dc.contributor.referee2Cesconeto, Eugenia Aparecida-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0543-5401pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7970756374755211pt_BR
dc.contributor.referee3Moreira, Ivana Aparecida Weissbach-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9754-8560pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3133927588160095pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUNIOESTEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesSERVIÇO SOCIALpt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
assistenciaestudantilepermanenciaestudantil.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.