Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHippertt, Rebeca Torrezani Martins-
dc.date.accessioned2018-07-31T19:42:42Z-
dc.date.available2018-07-31T19:42:42Z-
dc.date.issued2018-03-23-
dc.identifier.citationHIPPERTT, Rebeca Torrezani Martins. Ouver: a relação entre o som e a cor na percepção. 2018. 78 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3291-
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze, through case reports of the artist Neil Harbisson, in dialogue with the synesthete Melissa McCracken, if the soundcolor relation represented in images, videos, texts and artifacts, constituents of their sensorial conditions and works, is an evidence of an increase in perception. With this goal, synesthesia will be approached as a concept involved in the investigation of this relationship. It is taken as a starting point that the expression "enhancement of perception" means to increase a person's ability to acquire skills in their environment and with their environment, using part of Ingold's (2002) concept of skills: "Capacities of action and perception of all organic being situated in and with the environment" (INGOLD, 2002). In terms of methodological procedure, the research is explanatory, uses bibliographic method and demonstrates, from the life and work of artists and authors such as Melissa McCracken and the cyborg Neil Harbisson, the relationship between sound and color materialized in different ways. In support of these case examples, seeking to add to the investigation of the sound-color relationship and its implications, the poetics of James Joyce and the context of John Whitney's audiovisual media are briefly described and debated. The description of such cases, articulated fundamentally with the concepts of Gibson (1986) and Ingold (2002), brought a differentiated focus to the studies of perception and showed that the sound-color relation, in its several faces, presents itself as significant information and a means of appropriating the developmental trajectory of perception. This medium, in turn, can generate the modification of the common, auditory and sensorial contemplative space, through the non-linearity of models of representation and the distortion of forms of understanding in the ways of seeing, reading and listening.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectPercepção auditivapt_BR
dc.subjectCor - Percepçãopt_BR
dc.subjectSompt_BR
dc.subjectSinestesiapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectVisual perceptionpt_BR
dc.subjectAuditory perceptionpt_BR
dc.subjectColor visionpt_BR
dc.subjectSoundpt_BR
dc.subjectSynesthesiapt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleOuver: a relação entre o som e a cor na percepçãopt_BR
dc.title.alternativeOuver: the relationship between sound and color in perceptionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar, por meio de relatos de caso do artista Neil Harbisson, em diálogo com a sinesteta Melissa McCracken, se a relação somcor representada em imagens, vídeos, textos e artefatos, constituintes de suas condições sensoriais e obras, evidencia uma ampliação da percepção. Com esse objetivo, a sinestesia será abordada como conceito envolvido na investigação dessa relação. Toma-se como ponto de partida que a expressão “ampliação da percepção” significa aumentar a capacidade de aquisição de habilidades de uma pessoa em seu meio e com o seu meio, usando-se parte do conceito de Ingold (2002) sobre habilidades (skills): “capacidades de ação e percepção de todo o ser orgânico situado no e com o ambiente” (INGOLD, (2002). Em termos de procedimento metodológico, a pesquisa é explicativa, utiliza método bibliográfico e demonstra, a partir da vida e obra de artistas e autores como Melissa McCracken e o ciborgue Neil Harbisson, a relação entre som e cor materializada de diferentes formas. Como apoio a esses exemplos de casos, buscando agregar à investigação da relação som-cor e suas implicações, descreve-se e debate-se brevemente a poética de James Joyce e o contexto dos suportes audiovisuais de John Whitney. A descrição de tais casos, articulada fundamentalmente com os conceitos de Gibson (1986) e Ingold (2002), trouxe um foco diferenciado aos estudos da percepção e demonstrou que a relação som-cor, em suas várias faces, se apresenta como uma informação significante e um meio de se apropriar da trajetória de desenvolvimento da percepção. Esse meio, por sua vez, pode gerar a modificação do espaço contemplativo comum, auditivo e sensorial, através da não linearidade de modelos de representação e da distorção de formas de compreensão nos modos de ver, ler e ouvir.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6459096361224111pt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Luciana Martha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969574876271040pt_BR
dc.contributor.referee1Corrêa, Ronaldo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Mikosz, José Eliézer-
dc.contributor.referee3Moro, Glaucio Henrique Matsuchita-
dc.contributor.referee4Silveira, Luciana Martha-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programestrado em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTOpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_HIPPERTT,Rebeca Torrezani Martins_2018.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.