Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32765
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Hamasaki, Ana Paula Tiemi Costa | - |
dc.creator | Sakaguchi, Leonardo Keiti | - |
dc.creator | Luz, Matheus de Toffol da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T19:42:34Z | - |
dc.date.available | 2023-10-24T19:42:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
dc.identifier.citation | HAMASAKI, Ana Paula Tiemi Costa; SAKAGUCHI, Leonardo Keiti; LUZ, Matheus de Toffol da. Modal de transporte verde intersedes da UTFPR-CT. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32765 | - |
dc.description.abstract | In view of the concern with the emission of polluting gases, this work presents the feasibility study for the replacement of the diesel-powered bus, currently used by the Federal Technological University of Paraná, Curitiba campus, for a 100% electric bus, to make the student and staff transport intersessions. In addition to replacing the vehicle currently used, the study covers the allocation of a photovoltaic system to charge the electric bus batteries in a self-sufficient and clean way, in order to reduce the consumption of non-renewable energy. The work is divided into two parts: a technical feasibility study, in which the data and specifications of the system consisting of the bus, charging station and photovoltaic generation system are presented, and the economic feasibility study, showing the economic and financial results for the execution of this project. Considering the scenario in 2022, the economic feasibility study was more satisfactory than expected at the beginning of the project development in 2021. The results showed that the project is viable, the return on investment will occur in a time less than 10 years, in addition to providing the benefits to the environment described in the work. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ônibus elétricos | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de energia fotovoltaica | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Estudos de viabilidade | pt_BR |
dc.subject | Buses, Electric | pt_BR |
dc.subject | Photovoltaic power systems | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.subject | Feasibility studies | pt_BR |
dc.title | Modal de transporte verde intersedes da UTFPR-CT | pt_BR |
dc.title.alternative | Green transport modal between UTFPR-CT headquarters | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em vista a preocupação com emissão de gases poluentes, este trabalho apresenta o estudo de viabilidade para a substituição do ônibus movido a diesel, atualmente utilizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba, por um ônibus 100% elétrico, para fazer o transporte intersedes de alunos e servidores. Além da substituição do veículo atualmente utilizado, o estudo abrange a alocação de um sistema fotovoltaico para carregamento das baterias do ônibus elétrico de forma autossuficiente e limpa, de modo a reduzir o consumo de energia não renovável. O trabalho é divido em duas partes: estudo de viabilidade técnica, no qual apresentam-se os dados e especificações do sistema composto pelo ônibus, estação de recarga e sistema de geração fotovoltaica, e o estudo de viabilidade econômica, mostrando os resultados econômico-financeiros para a execução deste projeto. Levando em consideração o cenário no ano de 2022, o estudo de viabilidade econômica apresentou-se mais satisfatório do que o esperado no início do desenvolvimento do projeto em 2020. Os resultados demonstraram que o projeto é viável e o retorno do investimento ocorrerá em um tempo inferior à 10 anos, além de propiciar os benefícios ao meio ambiente descritos no trabalho. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rufato Junior, Eloi | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Costa, Andrea Lucia | - |
dc.contributor.referee1 | Costa, Andrea Lucia | - |
dc.contributor.referee2 | Urbanetz Junior, Jair | - |
dc.contributor.referee3 | Zoccoli, Ubirajara | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
modaltransporteverdeintersedes.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons