Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32675
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Katielen de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-11T17:32:05Z | - |
dc.date.available | 2023-10-11T17:32:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Katielen de Castro. Inclusão escolar no ensino superior: nuances da tecnologia digital de comunicação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32675 | - |
dc.description.abstract | Considering that the development of digital technologies in recent years has paved the way for effective inclusion of students with disabilities, research has been conducted to determine which digital communication technologies are used by students and professors in higher education, and vice versa, using these digital technologies to analyze digital communication technologies used to support inclusive education. Therefore, it is necessary to identify the most commonly used digital technologies as support in higher education for the inclusion of students with disabilities, and to conduct a comparative study of the accessibility of these communication technologies from an inclusive education perspective. A systematic review, comparison, and evaluation of digital communications is then conducted. In light of this, it is found that WhatsApp and Meet are more commonly used in higher education, with Google Meet having fewer accessibility issues than WhatsApp. This indicates that these tools are of great assistance in education, but there is still a long way to go before there is inclusion for all students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência - Meios de comunicação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência - Educação (Superior) - Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | People with disabilities - Means of communication | pt_BR |
dc.subject | Communication and technology | pt_BR |
dc.subject | People with disabilities - Education (Higher) - Technological innovations | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Digital divide | pt_BR |
dc.title | Inclusão escolar no ensino superior: nuances da tecnologia digital de comunicação | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusion in higher education: nuances of digital communication technology | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em vista que o desenvolvimento das tecnologias digitais nos últimos anos abriu caminho para que a inclusão de estudantes com deficiência seja mais efetiva, pesquisas foram realizadas para descobrir quais tecnologias digitais de comunicação são utilizadas por estudantes e docentes do ensino superior, de forma a analisar quais dessas tecnologias servem de base para apoiar a educação em uma perspectiva de inclusão na educação. Portanto, fez-se necessário identificar os estudos preliminares sobre as tecnologias digitais mais utilizadas como suporte no ensino superior, na inclusão de estudantes com deficiência e realizar um estudo comparativo da acessibilidade destas tecnologias de comunicação na perspectiva da inclusão na educação. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura, seguida pela comparação e avaliação dessas tecnologias digitais de comunicação. Diante disso, verificou-se que o WhatsApp e o Google Meet são os mais utilizados no ensino superior, e ambos apresentaram poucos problemas de acessibilidade, tendo o Google Meet apresentado menos erros de acessibilidade que o WhatsApp. No entanto, cabe ressaltar que ainda há um longo caminho a percorrer na direção da inclusão para todos os estudantes. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Leonelo Dell Anhol | - |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Leonelo Dell Anhol | - |
dc.contributor.referee2 | Setti, Mariangela de Oliveira Gomes | - |
dc.contributor.referee3 | Amaral, Marília Abrahão | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
inclusaoescolarensinosuperior.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons