Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32653
Título: | Análise de resultados da reformulação de grade de bacharelado de Sistemas de Informação |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the results from the reformulation of the curriculum for the bachelor degree in Information Systems |
Autor(es): | Loguetta, Cristiane Mara Santos, Marlon Bill |
Orientador(es): | Gonçalves, Marcelo Mikosz |
Palavras-chave: | Currículos - Planejamento Currículos - Mudança Tecnologia da informação - Estudo e ensino (Superior) Curriculum planning Curriculum change Information technology - Study and teaching (Higher) |
Data do documento: | 5-Mai-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LOGUETTA, Cristiane Mara; SANTOS, Marlon Bill. Análise de resultados da reformulação de grade de bacharelado de Sistemas de Informação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre a reorganização curricular no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A partir da observação e análise dos dados referentes ao progresso acadêmico dos alunos matriculados nesse curso, o trabalho tem por objetivo avaliar os impactos da mudança de matriz curricular, comparando quantitativamente com os resultados alcançados pelos discentes que cursaram a graduação na matriz anterior. Foi estipulado o período que compreende do segundo ao terceiro ano do curso, terceiro ao sexto período, para análise mais detalhada dos impactos da mudança, pois nesse período ocorrem as principais divergências entre as duas grades ofertadas. Espera-se demonstrar de que maneira foram afetados alguns indicadores do curso, como nível de evasão, diversidade na escolha de matérias ofertadas e índice de titulação. Desta forma, contribuindo para o debate sobre a relação entre o modelo de curso ofertado pela instituição pública e os resultados esperados pela sociedade. |
Abstract: | This document brings a study upon curriculum changes applied to the Bachelor in Information Systems course provided by the Federal Technological University of Paraná. Through observation and analysis of data associated to academic progress of students recently graduated or currently subscribed to the course, this study aims towards evaluation of impacts mapped to curriculum changes by leveraging quantitative comparisons of results achieved by students who went through the previous curriculum scheme. The years elected as within scope for this analysis are the second and third of the whole course duration, more specifically, from the third to the sixty semesters of lecture, for a more detailed analysis on change impacts, since this is the time frame affected the most by the changes of curriculum. It is within expectations to demonstrate how some academic progress indicators behaved throughout this period, such as evasion levels, diversity of trail decisions by students and graduation instances. Through these means, it is also hoped to provide contributions to discussions surrounding the course framework adopted by the institution and that which is expected by society. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32653 |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
analisereformulacaosistemasinformacao.pdf | 575,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons