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dc.creatorNespolo, Franciany Fernanda Vilela Diniz-
dc.date.accessioned2023-10-07T12:39:57Z-
dc.date.available2023-10-07T12:39:57Z-
dc.date.issued2023-09-21-
dc.identifier.citationNESPOLO, Franciany Fernanda Vilela Diniz. Instrumento de avaliação e implementação da aprendizagem organizacional no teletrabalho das universidades federais. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32651-
dc.descriptionAcompanha: Instrumento de avaliação e implementação da aprendizagem organizacional no teletrabalho das universidades federaispt_BR
dc.description.abstractTeleworking is understood by many as a type of work in which the working day takes place outside the physical environment of the organization, with the use of technological means capable of helping to carry out and control work activities. Decree No. 11,072/2022, together with Normative Instruction No. 24/2023, established this modality as a work format in Executive Branch units, with the institution of the Management and Performance Program (PGD). Faced with this new reality, the Framework of the 4Is of organizational learning (intuition, interpretation, integration and institutionalization), designed by Crossan, Lane and White (1999), can be an effective tool for the success of teleworking in Brazilian Federal Public Universities. This is because each of these elements plays an important role in promoting a culture of continuous learning and adaptation to the remote work environment, contributing to the improvement of administrative activities and the achievement of better institutional results. The combination of organizational learning and teleworking can bring significant benefits to the performance and modernization of work activities. The objective of the research is to analyze the possibility of applying organizational learning through the 4Is Framework, in teleworking provided for by the PGD in Brazilian Federal Universities. The study was developed through qualitative, exploratory research, using a data analysis technique based on bibliographic and documentary research, with data analysis carried out with the help of the Iramuteq software for data categorization and subsequent content analysis. As a result, it is highlighted that it is possible to apply the 4Is Framework to improve organizational learning in teleworking services at Federal Universities. And to assess this practice, the work proposes an “Instrument for Assessment and Implementation of Organizational Learning in Teleworking at Federal Universities”. The proposed instrument makes it possible to effectively apply organizational learning, seeking together with everyone involved, at all levels of the University’s hierarchy, practices for circulating information and solutions for institutional processes and thus ensuring that this practical knowledge is taken to all the instances, consubstantiating their institutionalization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectTeletrabalho - Legislaçãopt_BR
dc.subjectPadrões de desempenhopt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectAdministração pública - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectTelecommuting - Law and legislationpt_BR
dc.subjectPerformance standardspt_BR
dc.subjectOrganizational learningpt_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.subjectPublic administration - Evaluationpt_BR
dc.titleInstrumento de avaliação e implementação da aprendizagem organizacional no teletrabalho das universidades federaispt_BR
dc.title.alternativeInstrument for evaluation and implementation of organizational learning in teleworking at federal universitiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO teletrabalho é entendido por muitos como uma modalidade de trabalho cujo cumprimento da jornada ocorre fora do ambiente físico da organização, com a utilização de meios tecnológicos capazes de auxiliar na realização e controle das atividades laborais. O Decreto nº 11.072/2022, em conjunto com a Instrução Normativa nº 24/2023, sacramentou esta modalidade como formato laboral nas unidades do Poder Executivo, com a instituição do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Diante dessa nova realidade, o Framework dos 4Is da aprendizagem organizacional (intuição, interpretação, integração e institucionalização), idealizado por Crossan, Lane e White (1999), pode ser uma ferramenta eficaz para o sucesso do teletrabalho nas Universidades Públicas Federais brasileiras. Isto porque cada um desses elementos desempenha um papel importante na promoção de uma cultura de aprendizagem contínua e adaptação ao ambiente de trabalho remoto, contribuindo para o aprimoramento das atividades administrativas e o alcance de melhores resultados institucionais. A junção da aprendizagem organizacional ao teletrabalho pode trazer benefícios significativos para a realização e modernização das atividades laborais. O objetivo da pesquisa é analisar a possibilidade de aplicação da aprendizagem organizacional por meio do Framework dos 4Is, no teletrabalho previsto pelo PGD nas Universidades Federais brasileiras. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, exploratória, com técnica de análise de dados a partir de pesquisa bibliográfica e documental, sendo a análise dos dados realizada com o auxílio do software Iramuteq para categorização dos dados e posterior análise de conteúdo. Como resultado, destaca-se a constatação de que é possível aplicar o Framework dos 4Is para aprimorar a aprendizagem organizacional no serviço realizado na modalidade de teletrabalho em Universidades Federais. E para aquilatar esta prática, o trabalho propõe um “Instrumento de Avaliação e Implementação da Aprendizagem Organizacional no Teletrabalho das Universidades Federais”. O instrumento proposto permite aplicar efetivamente a aprendizagem organizacional, buscando junto a todos os envolvidos, em todos os níveis de hierarquia da Universidade, práticas de circulação das informações e de soluções para processos institucionais e assim, fazer com que este conhecimento prático seja levado a todas as instâncias, consubstanciando em sua institucionalização.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8381-6272pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2094903717292801pt_BR
dc.contributor.advisor1Dergint, Dario Eduardo Amaral-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5914-3474pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5178802222811779pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Zarelli, Paula Regina-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0279-6933pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728369712114321pt_BR
dc.contributor.referee1Dergint, Dario Eduardo Amaral-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5914-3474pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5178802222811779pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Márcia Aparecida de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8553849256424559pt_BR
dc.contributor.referee3Arenas, Marlene Valerio dos Santos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2952-6148pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8128320325296768pt_BR
dc.contributor.referee4Zarelli, Paula Regina-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0279-6933pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728369712114321pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
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